Aprenda a fazer uso correto dos aparelhos térmicos para prevenir danos ao fio e entenda quais são os riscos do uso excessivo do calor nos cabelos
O secador e a chapinha já se tornaram bons e velhos equipamentos da rotina capilar, ajudando principalmente na definição, finalização e modelagem dos fios.
Apesar de facilitar o dia a dia, sempre ouvimos de especialistas orientações quanto à frequência de uso dos equipamentos térmicos por conta dos danos causados pelo uso do calor nos fios.
Quais danos térmicos o secador e a chapinha causam no cabelo?
O verão é um momento de alta no uso do secador e chapinha devido a mais passeios, maior uso de piscinas e viagens à praia.
Entretanto, estudos indicam que a exposição por 5 minutos a temperaturas entre 175° e 215º já é suficiente para causar danos à maioria dos cabelos.
Entre os danos mais comuns causados pelo secador e, principalmente, pela chapinha, estão:
● formação de nódulos nos fios de cabelo que se esgarçam até quebrar;
● formação de bolhas dentro da haste capilar, deixando-a mais frágil e suscetível à quebra;
● formação de pontas duplas com a ruptura nas extremidades do cabelo;
● ressecamento pela perda de água, deixando os fios mais opacos e desgastados.
Com a consciência de que os aparelhos térmicos causam danos aos fios, a recomendação inicial é minimizar o uso, tanto a periodicidade como o tempo de exposição dos cabelos ao calor.
Entretanto, algumas recomendações também ajudam a fazer um uso mais seguro do secador e da chapinha para quando eles não puderem ser evitados.
Cuidados essenciais ao usar secador e chapinha
É importante saber que toda vez que fizer uso dos equipamentos térmicos será necessário adotar os cuidados para prevenir os danos aos fios.
Secar o cabelo
Antes de recorrer ao aparelho térmico é recomendado secar bem o cabelo para minimizar o tempo de exposição ao calor.
Faça movimentos de baixo para cima com a toalha de algodão, evitando esfregar para não causar atrito no fio.
No caso da chapinha é ainda mais importante o cabelo estar completamente seco, pois o uso do modelador com ele úmido aumenta as chances de formar bolhas dentro do fio e causar quebra.
Qualidade do equipamento
Existem diferentes tipos de equipamentos, como os modelos iônicos, supersônico, de porcelana ou cerâmica, titânio e outros.
O ideal são os equipamentos com melhor controle e estabilidade de temperatura, o que garante mais segurança durante o uso.
Além disso, há acessórios como os difusores e bico concentrador, que também implicam na segurança e eficiência durante o uso.
Assim, o ideal é verificar qual tipo de combinação é a mais adequada ao seu tipo de cabelo, o que ajuda a prevenir danos.
Ajuste da temperatura
Quanto maior a temperatura do secador ou da chapinha, maiores são as chances de ocorrer dano térmico capilar.
O recomendado é um equipamento com controle de temperatura e, além disso, dê preferência ao uso do calor ao nível médio ou baixo.
Uso de protetor térmico
O protetor térmico é um importante aliado da saúde capilar e pesquisas já mostraram que ele realmente contribui para reduzir a exposição do fio ao calor e prevenir danos.
Aplique o protetor térmico em toda a extensão do cabelo antes de fazer uso do secador ou chapinha.
Modo de uso
No caso do secador, por exemplo, uma recomendação é manter o equipamento a 15 centímetros de distância do fio, o que já contribui para minimizar as chances de danos.
Fazer a secagem ou modelação por partes também ajuda a reduzir a exposição dos fios ao calor.
Uma questão relevante é que, quanto mais danificado o fio estiver previamente, maiores são as chances de o uso do aparelho térmico agravar os danos, como o ressecamento e a quebra.
Portanto, se os cabelos estiverem mais danificados, como em caso de procedimento químico recente, ressecamento intenso ou afinamento capilar, a orientação é evitar o calor ou atentar-se ainda mais aos cuidados.
Alternar o uso do aparelho térmico com deixar o cabelo secar naturalmente é o mais recomendado, mas entre dormir com o cabelo úmido ou usar o secador, a orientação é secar.
Uso de aparelhos térmicos e queda de cabelo
Em geral, o uso de aparelhos térmicos está mais associado à quebra do fio, pois o local na extensão do fio é danificado e fica mais suscetível a quebrar futuramente.
A quebra também é mais recorrente em quem apresenta problemas como fios finos, frágeis e ressecados.
Entretanto, a queda de cabelo também pode ocorrer, especialmente se houver uma exposição prolongada ao calor excessivo.
O uso de secador e chapinha não tem relação com problemas capilares como a calvície masculina ou feminina, mas os danos térmicos ao cabelo são sempre prejudiciais à estética e saúde do fio, aumentando a complexidade dos tratamentos capilares restaurativos.
Aproveite as ofertas exclusivas de Secador e Chapinha de Cabelos na Shopee em parceria com o SHD: Seja Hoje Diferente. Clique aqui e não perca!