Ilustração Reprodução Divulgação
Oi, pessoal! Alessandro Turci aqui, criador do Seja Hoje Diferente, e quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível que pode mudar a forma como lidamos com a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica em situações climáticas adversas.
Lendo sobre o recente incidente em São Paulo, onde fortes chuvas e quedas de árvores resultaram em mais de 180 árvores caídas e 25 postes de energia danificados, fiquei intrigado com a discussão sobre a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica aérea. A ideia de enterrar fios subterrâneos como solução para interrupções de energia me chamou a atenção, especialmente considerando os desafios enfrentados em projetos anteriores.
Segundo a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecom Competitivas (TelComp), menos de 0,3% da rede elétrica em São Paulo está subterrânea. A transição para fios subterrâneos é complexa, envolvendo altos custos e demoras nas obras de enterramento. É aí que a Fuplastic, uma indústria brasileira com soluções sustentáveis para construção, entra em cena.
Eles desenvolveram uma caixa de passagem feita de plástico reciclado, uma alternativa mais ágil, leve e 100% sustentável para otimizar custo e prazo das obras de enterramento. O CEO da Fuplastic, Bruno Frederico, destaca que as caixas de passagem são mais finas e resistentes, comportando cerca de 40 toneladas, mais do que necessário. Incrível, não é?
Além disso, as caixas são fabricadas a partir de plástico reciclado, contribuindo para a redução dos resíduos plásticos e promovendo a sustentabilidade. Cada caixa de passagem de 600x600, por exemplo, utiliza 60 kg de plástico reciclado.
A eficácia e resistência dos produtos da Fuplastic são certificadas por institutos renomados, como Falcão Bauer, Polibalbino e Instituto Lab System. Já existem caixas de passagem da Fuplastic em obras da Enel, na Vila Olímpia, bairro da capital paulista.
Comparando com as opções convencionais, como caixas de concreto e alvenaria, a Stander Box da Fuplastic é uma escolha mais eficiente. O ganho logístico é de 800%, a instalação é rápida, prática e eficaz, e a sustentabilidade é um diferencial crucial.
Essa solução inovadora da Fuplastic não apenas resolve problemas logísticos e de custos, mas também promove práticas construtivas inovadoras e sustentáveis. Estou empolgado com a possibilidade de ver mais cidades adotando tecnologias como essa para fortalecer suas infraestruturas.
Se você também se preocupa com o futuro de nossas cidades e quer conhecer mais sobre essa revolucionária solução, confira o site da Fuplastic em www.fuplastic.com.br.
Até a próxima,
Alessandro Turci
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!