Placas, caixas, copos, bandejas… com certeza você já se deparou com um item feito de acrílico no seu dia a dia. Transparente, resistente e de baixo custo, o material traz vantagens para quem fabrica e para quem consome.
Por isso, a busca por placas de acrílico tem crescido no mercado. Mas, afinal, o que é esse material? Quais são suas principais características? Como ele pode ser usado? Abaixo, você descobrirá as respostas para essas questões!
O que é o acrílico?
O acrílico é um material sintético que pode ser classificado como um termoplástico. Essas propriedades permitem que ele seja moldado facilmente quando exposto a altas temperaturas.
Por conta disso, o material é muito usado em diversas indústrias que buscam por uma opção versátil, barata e com qualidade. Há quase 100 anos no mercado, o acrílico pode substituir outros materiais como o vidro e o plástico.
Quais são suas principais características?
Identificar o material usado em um objeto pode ser uma tarefa complexa, principalmente para os mais leigos. Portanto, é importante ter em mente quais são as principais características do acrílico.
Leve, resistente e de baixo custo, ele apresenta aspectos importantes para o uso no dia a dia. Sua resistência à umidade, flexibilidade e a isolação térmica permitem que ele seja aplicado em diversos ambientes.
O ponto de atenção fica por conta dos arranhões, que podem aparecer com mais frequência. A solução nesse caso é fazer o polimento do material.
Onde o acrílico pode ser encontrado?
Que o acrílico pode ser encontrado em vários lugares já ficou claro. Mas onde exatamente esse material é usado? Do mercado odontológico ao design de interiores, confira abaixo alguns lugares nos quais o material marca presença.
No consultório do dentista
Talvez você nunca tenha ouvido falar da resina acrílica, mas com certeza já se deparou com um item feito a partir dela no consultório do dentista. Ela pode ser usada na confecção de itens como:
Próteses;
Placas;
Moldeiras;
Dentes artificiais;
Acrilização de aparelhos.
Portanto, a resina acrílica desempenha um papel vital no consultório do dentista, proporcionando soluções versáteis e personalizadas para as necessidades de cada paciente.
Na decoração de interiores
Caixas, bandejas, placas e porta objetos são alguns dos exemplos de itens decorativos que levam o acrílico na sua composição. O principal motivo da forte presença é a versatilidade e o baixo custo.
Nos itens da cozinha
Quem nunca substituiu um copo de vidro por outro material com medo de quebrar? Nesses casos, o acrílico também pode ser um aliado e é muito usado na fabricação de copos. A sua resistência permite que os objetos se tornem mais duráveis sem perder qualidade.
Na fabricação de EPI’s
O face shield se tornou popular durante a pandemia, mas já era um EPI conhecido na área da saúde. Além dele, outros objetos como caixas de descarte, máscaras e barreiras de proteção podem ser fabricados em acrílico.
Curiosidades sobre esse material
Além de multifuncional, o acrílico tem algumas curiosidades que podem agregar ainda mais valor ao material. Confira.
O acrílico pode ser colorido e de diferentes espessuras
Uma das características mais marcantes do acrílico é a sua transparência, mas não precisa ser sempre assim!
O material pode ser moldado em diferentes espessuras e colorido em milhares de possibilidades de cores, o que contribui para a sua versatilidade.
O material é reciclável
A sustentabilidade é uma preocupação real para os consumidores modernos. A notícia boa é que o acrílico pode ser reciclado, causando baixo impacto ambiental com o seu descarte.
O acrílico é um ótimo transmissor de luz
Por fim, o acrílico é um material translúcido, capaz de transmitir mais de 90% da luz que recebe. Quando usado na decoração e arquitetura, ele permite a entrada da luz natural, contribuindo para uma iluminação mais efetiva e sustentável.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!