Katia de Boer comenta os impactos da queda do acesso à saúde privada no Brasil

Os impactos da pandemia afetaram consideravelmente as condições econômicas de muitos brasileiros, entre eles, os recursos para terem acesso à saúde privada. Somente entre março e maio de 2020, 283 mil pessoas deixaram de ser assistidas por convênios médicos. O número de distratos já apresentava alta desde 2015, chegando ao patamar de 60,4 mil pessoas desassistidas pela Saúde Suplementar em 2019, segundo dados da ANS.

Diante deste cenário, gostaríamos de propor uma análise da Katia de Boer, diretora comercial da Safe Care Benefícios, empresa especializada em gestão médica, auditoria e soluções em gestão de saúde para empresas, para comentar os atuais desafios do setor e, mais que isso, avaliar a importância das companhias seguirem oferecendo saúde suplementar para colaboradores – o que contribui inclusive para “tirar a grande sobrecarga” do Sistema Único de Saúde (SUS) com alto número de atendimentos, exames e cirurgias.  Quanto menos pessoas estiverem cobertas pela saúde suplementar, maior será a demanda para a saúde pública.

Para Katia de Boer, é fundamental que a Iniciativa privada tenha condições de manter seus planos, já que os custos de manutenção do benefício são bem altos. As despesas com saúde ocupam o segundo maior custo da folha de pagamento, perdendo apenas para o salário. Existem alguns caminhos que podem ser trilhados para que se torne mais “viável” para as instituições a manutenção do benefício saúde, mas ter gestão é um ponto fundamental. É necessário que as companhias tenham controle a utilização do plano, auditoria médica dos procedimentos e tecnologia com índices preditivos de reajuste para a devida programação financeira. A sinistralidade precisa ser um dado monitorado, bem como o incentivo aos planos internos de prevenção de saúde, envolvendo programas para a manutenção da saúde física e mental dos funcionários. É um ciclo positivo para as empresas – com funcionários assistidos, menor índice de absenteísmo e melhoria na produtividade - para as pessoas que passam a contar com a saúde suplementar como aliada e para o SUS que terá sem dúvida um “desafogamento” do número de demandas e atendimento pelo sistema.

Sobre a Safe Care

Com a expertise de uma marca com 15 anos de mercado, a Safe Care entrega para empresas uma solução completa de seguro saúde, com administração e consultoria para a área de benefícios, análise de condições contratuais e outras vantagens.

É isso que a Safe Care oferece. Mais do que um plano de saúde para os colaboradores das empresas, ela otimiza investimentos e contribui na consolidação das instituições privadas.

Site: http://safecarebeneficios.com.br/

Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/safecarebeneficios/

Postagem Anterior Próxima Postagem


Increase Alexa Rank