Agência FAPESP – Um grupo de pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Forp-USP) publicou um artigo científico direcionado a crianças e revisado por elas na revista Frontiers for Young Minds.
O material aborda conceitos da regeneração tecidual dos dentes e tecidos de suporte, com ênfase nas células e moléculas envolvidas nesse processo.
“O artigo mostra métodos de imagem que o cirurgião-dentista pode utilizar para avaliar a neoformação tecidual no consultório e os métodos usados na investigação em laboratório. E explica como as células-tronco podem ser coletadas da polpa dentária para serem usadas em engenharia tecidual e na formação de diferentes tecidos e órgãos”, conta à Agência FAPESP Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, professor da Forp-USP e coordenador do grupo que elaborou o artigo.
O trabalho foi apoiado pela FAPESP. Um dos autores, Luciano Aparecido de Almeida Junior, abordou a temática em sua tese de doutorado desenvolvida com bolsa da Fundação.
O artigo Can We Help Teeth to Repair Themselves? pode ser encontrado em: https://kids.frontiersin.org/articles/10.3389/frym.2022.716966.
Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!