* Por Tatiany Martins, Diretora Comercial da Pitzi

Não é nenhuma novidade que as datas comemorativas têm o poder de impulsionar as vendas exponencialmente, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas. Desde que estratégias eficientes e um planejamento pontual estejam em dia, é claro. Para se ter uma ideia, as estimativas das vendas de Natal em 2022 estavam em torno de R$ 65 bilhões no Brasil, segundo a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se o resultado se concretizar, será o primeiro aumento real de 1,2% no faturamento, já descontada a inflação, após dois anos de quedas (-2,8% em 2020 e -2,1% em 2021).

No setor de eletroeletrônicos, mais especificamente de smartphones, o cenário não é diferente. Na proximidade do Natal em 2021, por exemplo, um levantamento do Google mostrou que planners e smartphones lideraram a lista de itens mais buscados. Fato é: com as táticas certas, é possível se destacar da concorrência e turbinar as vendas nas datas sazonais.

Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães... De olho no calendário, o primeiro passo para aliar a subida do faturamento a esses períodos é identificar quais são as melhores estratégias de acordo com o perfil do negócio. Diante disso, questione-se: a quem os meus produtos são majoritariamente destinados?

Compreender os melhores momentos sazonais é a chave do sucesso. Por isso, vale se atentar às seguintes dicas:

Faça um bom planejamento

Essa etapa deve levar em consideração os diferentes aspectos do seu negócio, como o histórico de vendas, o financeiro da sua marca e a sua concorrência, por exemplo. Com base nessas informações, é viável programar as melhores maneiras de atingir o objetivo em épocas sazonais, direcionando o seu foco para os períodos que são mais condizentes com o seu público e a saída de smartphones.

Crie promoções

As promoções podem ser diferenciais para destacar o seu negócio e vender muito mais em datas comemorativas. Quanto mais souber sobre o perfil dos seus consumidores, mais direcionamento preciso para as ofertas será conquistado. Isso possibilita também elaborar preços realmente atrativos e oferecer modelos de smartphones que estão em alta.

Cuide da logística

Independentemente de ser e-commerce ou varejo físico, a logística precisa contar com estrutura e planejamento similares: controle, execução, envio eficiente e armazenamento seguro dos aparelhos. Otimizar a produtividade e aumentar a eficiência na gestão garante a integridade dos prazos de entrega aos usuários e pode até resolver problemas internos.

Diferenciais agregam à experiência de compra

Melhorar a experiência de compra é sempre um desafio frente aos dias atuais. Além de colocar o consumidor no centro de tudo para superar suas expectativas, com estratégias omnichannel, por exemplo, vale ainda se destacar na entrega de diferenciais. No caso dos smartphones, que tal aliar a venda a uma oferta de seguros contra perda, roubo, danos físicos entre outras coberturas, além de um programa de recompra que atende a uma variedade de modelos do mercado? Com integrações robustas com algumas das maiores seguradoras do mundo, aqui ainda não é preciso se preocupar com a burocracia ou complexidade regulatória.

Enfim, não faltam ideias e parcerias de renome no segmento para expandir as vendas e a clientela, basta se atentar ao segmento e colocar estratégias certeiras em ação o quanto antes.

Sobre a Pitzi

A Pitzi oferece proteção e seguro para smartphones no Brasil em parceria com varejistas e fabricantes. É pioneira no segmento de seguros para um dos mercados que mais crescem no país. Desde 2013, a empresa revoluciona o setor trazendo novos produtos e iniciativas. 

Para mais informações, acesse: www.pitzi.com.br 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Increase Alexa Rank