4 dicas de como escolher a cortina ideal e garantir acolhimento e estilo
Grandes responsáveis por redirecionar a entrada de luz e trazer aconchego aos ambientes, as cortinas são indispensáveis na decoração. Elas trazem personalidade ao projeto e ajudam a garantir harmonia entre cada espaço. Por isso, a Uniflex separou algumas dicas de como escolher e fazer a manutenção das suas cortinas.
1) Escolha bem o tecido
O caimento vai depender muito do tipo de tecido que vai ser usado. Por exemplo, os mais robustos vão trazer um caimento mais largo e com movimentos pesados, enquanto os finos, como aqueles que são feitos de viscose, trazem um movimento mais leve e delicado.
Algumas cortinas Uniflex são feitas com uma técnica exclusiva de barra de chumbo, que proporciona caimento único para os modelos, Uniflex (Foto: Valentim Studio)
2) Entenda qual vai ser o tipo de acabamento
A prega é o acabamento superior da cortina, aquele junto ao varão ou ao trilho, e o caimento vai mudar dependendo de qual for escolhido. A Wave, por exemplo, é um dos mais usados e suas pregas ficam com o espaçamento fixo que não se desfaz, mesmo movimentando a cortina. Já o modelo Plana não possui pregas fixas, então conforme a cortina movimenta as pregas vão se formando permitindo que o usuário escolha o melhor caimento. A Uniflex possui ainda modelos de cortinas mais cheias, chamadas de fullness, ou menos cheias.
(Foto: Valentim Studio)
3) Fique atento às especificidades dos tipos de tecido
Cada material possui uma manutenção diferente, especialmente se for utilizar os naturais. Ao usar seda, por exemplo, é muito indicado que a cortina tenha sempre um forro, já que não é recomendado a exposição do tecido à luz solar direta. Os tecidos feitos com material 100% linho também devem receber uma atenção especial. Por se tratar de uma fibra natural, é uma característica comum do fio aparentar alterações no comprimento inicial quando expostos a diferentes climas, ficando mais comprido em dias úmidos ou encolhendo em dias secos. No entanto, esse fator não compromete a qualidade da cortina.
Espaço de Nildo José na CasaCor São Paulo com cortina em tecido Maia, da Coleção Senses Collection da Uniflex (Foto: Valentim Studio)
4) Prefira lavagens profissionais
É muito indicado que as cortinas sejam lavadas profissionalmente em empresas especializadas e seguindo as recomendações da etiqueta, principalmente porque cada tecido deve ser manuseado de uma maneira diferente. Todas as cortinas Uniflex possuem etiqueta de identificação para o tipo de lavagem ideal para aquele tecido.
SOBRE A UNIFLEX
Marca especializada em sistemas de proteção solar, persianas, cortinas e rolôs, a Uniflex é uma empresa 100% brasileira com DNA suiço em sua gestão. São 40 anos de história e investimentos em produtos e soluções inteligentes para revestir janelas e vãos em projetos espalhados por todo o Brasil. Com mais de 60 lojas exclusivas e conectadas a uma experiência digital de relacionamentos e serviços, a marca é hoje a principal parceira de arquitetos e designers quando o assunto é inovação em sistemas de proteção solar. Além de design e inteligência, cortinas e persianas Uniflex oferecem a mais alta patente em certificações laboratoriais, comprovando a qualidade e segurança rigorosamente exigidos por projetos Green Building.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!