Trata-se de uma técnica que descobre tons que conseguem valorizar a sua beleza, tornando-se mais fácil inclusive a escolha de peças de roupas.
Em outras palavras, podemos dizer que a colorimetria é uma espécie de técnica parecida com as que os designers usam para desenvolver uma arte. Ou seja, é necessário primeiro estudar o tipo de negócio e as cores que mais combinam com a empresa e os seus valores.
Por exemplo, uma empresa de locação de impressoras provavelmente vai adotar cores que estão mais ligadas com a área de tecnologia. Logo, são aplicadas cores que possuem uma relação próxima com a tecnologia, como o azul, que está ligado à inovação.
Ainda sobre a tecnologia, é interessante dizer que outras cores também podem ser aplicadas, como vermelho, laranja ou verde. Portanto, a identidade visual da empresa que trabalha com locação de impressoras deve adotar estas cores.
O mesmo tipo de coisa acontece com a colorimetria, a diferença é que se trata de uma técnica voltada para identificar as melhores cores de acordo com as características das pessoas.
Inicialmente, essa técnica até pode parecer montagem, mas existe uma explicação por trás disso, e pode ser resumida apenas em duas palavras: colorimetria pessoal. Essa técnica é aplicada baseando-se em alguns conceitos teóricos e experimentais.
Quando uma pessoa já tem o conhecimento sobre a colorimetria e já sabe os tons que mais combinam com suas características, torna-se mais fácil até mesmo para solicitar uma camiseta personalizada SP que vá de acordo com os tons que combinam mais com ele.
Por sua vez, a colorimetria pessoal ajuda você a descobrir em qual paleta de cores apostar quando for montar seus looks, além de ajudar também na criação de maquiagens e a cor do cabelo.
Ao descobrir a utilidade da colorimetria pessoal, as pessoas naturalmente buscam saber qual os tons que mais combinam com a aparência.
Esse tipo de técnica, inclusive, é bem utilizada na rotina de uma fábrica de sandálias, que eventualmente precisa criar um modelo novo que consiga vender mais em uma determinada estação do ano.
Portanto, para alguns, a colorimetria é também uma estratégia para que os negócios consigam fazer suas vendas. Em outras palavras, se trata de uma estratégia que casa perfeitamente com negócios voltados para roupas de modo geral.
Dependendo da estação do ano, é interessante até mesmo ficar atento a outros elementos, como uma sacola retornável personalizada, de preferência de cor neutra, que pode ser utilizada num look de rotina, indo para um supermercado ou, quem sabe, na feira.
Diante disso, fizemos este artigo com o objetivo de explicar tudo sobre colorimetria pessoal e como ela pode ajudar a realçar a sua beleza. Confira:
O que é colorimetria pessoal?
Antes de descobrir a sua paleta de cores, é necessário entender o que é, de fato, a colorimetria pessoal.
Esse conhecimento é necessário para que você entenda a importância de aplicar esta técnica, afinal, até mesmo acessórios para bolsas, dependendo da sua coloração, não consegue harmonizar com a pessoa que está utilizando.
Em resumo, trata-se de uma técnica que mistura conceitos de arte e ciência e consiste em identificar as cores que melhor casam com cada pessoa.
Essa análise é baseada principalmente no tom de pele da pessoa, além do chamado subtom – a cor, intensidade e contraste nos olhos, cabelos e outros aspectos relacionados à aparência.
Perceba que, para identificar a paleta de cores que mais combina com a pessoa, é preciso passar por algumas etapas.
Em outras palavras, é como administrar datadores inkjet, que por sua vez também precisam passar por algumas etapas até chegar no seu funcionamento pleno.
Portanto, podemos dizer que a colorimetria pessoal abre possibilidades para que você entenda melhor quais são as cores que combinam com você, realçando a sua beleza.
Como descobrir a sua paleta de cores?
A colorimetria pessoal é baseada nas estações e subestações do ano, e cada uma possui suas cores bem definidas.
No geral, é muito simples para identificar as paletas de cores. Em resumo, se uma pessoa possui uma coloração que se assemelha a uma bandeirola de sinalização, logo, ela casa mais com roupas com cores quentes.
Contudo, a pergunta que fica é: como saber em qual nos encaixamos e quais cores casam melhor a nossa aparência? Abaixo listamos 3 passos simples para que você possa descobrir.
1. Analise a cor das suas veias
Um primeiro teste, que na maioria das vezes é bem eficiente, é observar as suas veias na parte interna do pulso. Para fazer isso, recomendamos que seja feito sob a luz natural do dia.
Caso as suas veias tendam a ser mais para o verde, você pertence a uma estação quente (primavera ou outono).
Por outro lado, se as suas veias tiverem uma coloração azul, provavelmente, você combina melhor com uma estação mais fria (verão ou inverno).
Por fim, se suas veias estiverem com uma coloração roxa, há grandes chances de que sua paleta seja neutra (algo entre o quente e o frio).
2. Teste diferentes metais
Além de analisar as veias, existe outro teste alternativo, que é analisar se você combina mais com joias feitas de metais quentes, como ouro e cobre, ou frio, como prata e aço.
A resposta para esse tipo de teste geralmente é imediata. Algumas pessoas já sabem, inclusive. Cada grupo sugere qual paleta de cores funciona melhor com o seu tipo de pele.
3. Pegue uma folha de papel branca
Por fim, o último método que você pode utilizar é relativamente simples. Neste caso, para você descobrir a colorimetria pessoal que mais combina com você, é colocando uma folha de papel branca ao lado do seu rosto, em frente ao espelho.
Após ter feito isso, basta apenas avaliar se a pele do rosto (sem maquiagem e com luz natural) fica mais amarelada (indicando tons quentes) ou rosada (indicando tons frios).
Na maioria das vezes, o pescoço costuma ser a melhor região para analisar, visto que o rosto tende a ser ligeiramente mais rosado.
Quais os looks ideais para cada estação?
Indo ao contrário da técnica color block, que combina cores contrastantes para um efeito visual interessante, as cores análogas são as de tons próximos, que conseguem criar uma harmonização entre si.
Logo abaixo montamos algumas sugestões de looks harmônicos para cada paleta de cores. Confira:
Verão
Na paleta de verão, tons pastel azulados e arroxeados promovem uma harmonia para um look.
Se você é do tipo de pessoa que curte um look fresquinho e confortável, considere a ideia de criar uma combinação com uma blusa cropped, short ou saia jeans, tênis e bolsa.
Inverno
No inverno, o espectro entre azul-marinho, cinza e preto consegue criar um bom casamento nessa estação do ano. Em relação aos acessórios, você pode apostar em um óculos de sol que vai promover um ar mais descolado no seu look.
Primavera
Ao se tratar da primavera, os looks devem ser compostos por roupas vibrantes e estampadas.
Essa estação do ano pede uma combinação de vestido curto, sandália e multitiras e bolsa clutch com cores quentes, que podem ir desde um vermelho até um laranja.
Outono
Por fim, temos o outono, que por sua vez já é uma estação conhecida pelo tons terrosos, que transitam entre o bege e o marrom.
Para que você consiga fazer uma composição moderna e descolada, invista em blazer, blusa em tricô, short e sapatos lafer. Se preferir, utilize também uma bolsa para dar um toque mais sofisticado no seu look geral.
Cores universais
De acordo com especialistas do assunto, existem sim cores que conseguem harmonizar bem com todos os tipos de pessoas, e elas são:
Azul petróleo;
Turquesa;
Verde girafa;
Verde esmeralda;
Vermelho melancia;
Rosa goiaba;
Vinho;
Lilás;
Azul marinho;
Azul jeans;
Fendi;
Off-white.
Ou seja, dependendo da maneira que você for montar o seu look, é possível aplicar essas cores mesmo que estejam fora da estação em questão.
Ou seja, você possui uma abertura de customização semelhante às possibilidades de criar um display de chão personalizado de acordo com as suas preferências.
Conclusão
A colorimetria pessoal prova que moda também é ciência, afinal, é entendendo ela que conseguimos compreender as cores que mais harmonizam conosco.
A nossa pele possui características. Em alguns casos, alguns tipos de pele têm mais hemoglobina, o que garante um tom mais frio. Outros casos, possuem mais caroteno, com a pigmentação da pele mais quente.
Contudo, no geral, o indicado é que as pessoas vistam suas peças, mas com um olhar mais aguçado, no que mais combina com você. Esse tipo de coisa você pode fazer em frente ao espelho, acompanhada de uma ótima iluminação para não acontecer erros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!