Apesar de ser uma doença crônica o tratamento adequado permite à mulher uma melhora significativa, com maior qualidade de vida e controle dos sinais da endometriose
Manter hábitos alimentares saudáveis está entre as indicações de práticas para amenizar os desconfortos e dores provocadas pela endometriose. A correlação, de acordo com a ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, está na capacidade de alguns alimentos interferirem de forma positiva na inflamação na região pélvica.
“A endometriose é uma doença benigna. Ela se caracteriza pela presença de células do endométrio fora da cavidade endometrial- tecido que descamaria na menstruarão. As mulheres com esse problema podem ter focos de endometriose no ovário, na bexiga ou no intestino, o que pode desenvolver inflamação e, consequentemente, dor”, explica a especialista.
Com o intuito de atenuar esse desconforto, a médica reforça que é preciso dar preferência ao consumo de alguns alimentos e excluir outros, a fim de não intensificar o quadro inflamatório. “É recomendado que as mulheres com esse quadro incluam na sua rotina fibras e frutas, além de muita água. Na contramão, o ideal é evitar o consumo de carne vermelha, de leite e de alimentos gordurosos”, exemplifica.
Apesar da grande importância que tem, a boa alimentação não exclui o acompanhamento médico e a adoção de recursos terapêuticos convencionais para lidar com o quadro ocasionada pela doença. De acordo com a ginecologista, de maneira geral, o primeiro passo é o tratamento clínico com o uso de medicamentos e interrupção da menstruação, e nos casos mais graves, a alternativa cirúrgica.
“Apesar de ser uma doença crônica o tratamento adequado permite à mulher uma melhora significativa, com maior qualidade de vida e controle dos sinais da endometriose”, conclui.
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!