Um material escolar geek é o sonho de muitas crianças que cresceram acompanhando filmes de super-heróis, grandes sagas de ficção científica, animes e mangás, entre tantas outras coisas.

Com a volta às aulas chegando, funcionários de assistência técnica de impressora, bem como outras inúmeras funções, aproveitam o período das férias para renovar os itens necessários para a educação dos filhos.

Entenda melhor o que é o universo geek e confira dicas de personalização dos materiais para começar o ano letivo em grande estilo.

O que significa “geek”?

O termo "geek" se refere a uma pessoa altamente conhecedora e entusiasmada por um assunto em particular, muitas vezes relacionado à tecnologia, ciência ou outros interesses intelectuais.

Nos últimos anos, o termo se tornou mais amplamente adotado como um rótulo positivo, com muitas pessoas se identificando com orgulho como geeks e celebrando seus interesses e perspectivas únicas.

Muitos são fãs de filmes de ficção científica, quadrinhos, jogos de videogame e outras formas de mídia. Além disso, costumam colecionar artigos relacionados à cultura pop, como bonecos, camisetas, pôsteres, jogos e outras coisas.

Em resumo, a cultura pop é uma forma importante de expressão e conexão para muitos geeks, e é frequentemente uma parte central de sua identidade e comunidade.

10 itens que podem ser geek

Além dos sacos de papel kraft atacado, existem outros diversos tipos de material que podem ser temáticos e estampar as cores e símbolos dos seus personagens favoritos. Alguns dos itens mais comuns são:

  • Cadernos e agendas;

  • Mochilas e lancheiras;

  • Estojos e pastas;

  • Fichários;

  • Lápis e canetas;

  • Borrachas.

Compor o material escolar com itens temáticos é uma excelente maneira de expressar a personalidade dos alunos e deixar os estudos mais divertidos e interessantes.

Por que personalizar o material?

Os materiais escolares, principalmente os que carregam ícones da cultura pop, como heróis e personagens de seriados famosos, costumam ser responsáveis por boa parte dos gastos de início de ano.

Fazer a personalização dos materiais pode ser mais econômico do que comprar produtos temáticos, especialmente se você já tiver alguns dos itens que precisa.

Além da economia, a possibilidade de criar um visual único e personalizado que reflete sua personalidade e interesses é outra vantagem da personalização.

A personalização é uma ótima maneira de ensinar sustentabilidade às crianças, pois você pode reutilizar itens que já têm em vez de comprar novos produtos temáticos que serão descartados no final do ano.

É também uma oportunidade para desenvolver a criatividade e habilidades manuais com técnicas como desenho, pintura ou colagens.

O sucesso dos itens pode até abrir portas para um novo negócio. Vender canetas personalizadas preço, por exemplo, é uma forma de aumentar a renda da família. 

Para personalizar

Existem duas formas de garantir um material exclusivo e que atenda perfeitamente a todas as suas necessidades: a personalização e o método DIY (sigla do termo Do It Yourself, que significa “faça você mesmo”).

A personalização é o caminho ideal para alguns tipos de materiais que podem ser mais difíceis de se confeccionar do zero.

Você pode usar os mais diversos recursos para decorar e estilizar os materiais escolares, como datadores de embalagens, adesivos, tinta, recortes, marcadores permanentes, etc. A criatividade é o limite. Confira algumas dicas para aplicar ainda esse ano.

Mochilas

Mochilas temáticas podem ser bem mais caras do que as normais, portanto, investir em um design feito à mão, além de garantir uma economia considerável, mostra muita personalidade.

Para estilizar a mochila, é recomendado o uso de tintas para tecido e marcadores permanentes, que podem ser lavados e não desbotam facilmente.

Bottons e chaveiros também são itens comumente usados para personalização de mochilas e permitem que vários personagens e ícones da cultura pop sejam retratados ao mesmo tempo.

Cadernos

Customizar cadernos é uma das práticas mais conhecidas do universo de personalização de materiais escolares. Assim como acontece com a mochila, é possível economizar bastante dinheiro ao comprar cadernos com capas básicas e estilizá-los.

Pais que trabalham em empresas de impressoras podem aproveitar um fim de semana de folga para fazer essa atividade com os filhos.

Podem usar cartolina, lápis de cor e canetinhas para fazer desenhos autorais ou imprimir algumas imagens da internet e colar no caderno com papel adesivo transparente.

Estojos

A personalização de estojos é provavelmente um recurso menos conhecido, mas também muito útil e divertido.

As mesmas técnicas aplicadas às mochilas podem ser aplicadas aos estojos, embora, caso o estojo não seja de tecido, os marcadores sejam mais recomendados.

Já para os que são, há uma terceira técnica que pode ser utilizada: o bordado. Há muitas lojas que oferecem o serviço de bordado inspirado em um desenho.

Você pode selecionar, por exemplo, a árvore branca de Gondor ou a máscara do Darth Vader e mandar bordar no estojo.

Pastas

Pastas são versáteis e podem ser utilizadas para guardar documentos de um distribuidor de ferramentas ou atividades, trabalhos e provas nas escolas. Entretanto, é comum que muitos alunos tenham pastas parecidas, o que pode gerar confusão.

Aposte em adesivos e fitas coloridas para tornar a sua pasta única e deixá-la com a cara dos seus personagens favoritos.

Para os fãs de quadrinhos, imprimir algumas páginas de edições antigas retiradas da internet e fazer uma colagem é um jeito de identificar a sua pasta e mostrar seus gostos e interesses através dela.

Fichários

O processo de personalizar fichários pode contar com um pouco de cada uma das dicas anteriores, dependendo do material de que o fichário é feito.

Para os de tecido, aposte nas tintas e marcadores. Nos de plástico, use adesivos e fitas adesivas coloridas, e para os de papel, colagens e desenhos autorais são a melhor alternativa.

Para fazer

Assim como uma sacola kraft personalizada Natal, é possível criar alguns materiais do início ao fim, de forma totalmente artesanal. Veja outras cinco opções de itens para fazer e incorporar o mundo geek ao seu dia a dia.

Calendários

Fazer um calendário com tema geek é uma ótima maneira de adicionar um toque divertido e pessoal à rotina escolar, ao mesmo tempo que ajuda a manter as atividades e compromissos em dia.

Mapeie suas principais necessidades e escolha o formato do seu calendário. Pode ser semanal, mensal, bimestral, etc. Então, selecione os elementos que vão decorar o seu calendário, como adesivos, um desenho ou uma imagem da internet.

Com o calendário decorado, adicione as datas importantes, como feriados, provas, trabalhos e outras atividades escolares. Você também pode adicionar datas importantes relacionadas ao seu tema, como o lançamento de um novo filme ou jogo.

Bullet journal

O bullet journal é um sistema de organização pessoal que foi criado por Ryder Carroll. É eficiente e personalizável para acompanhar e planejar tarefas, eventos e objetivos pessoais.

O sistema se baseia na criação de diferentes coleções (páginas) para diferentes finalidades. Funciona de forma simples: você usa um único caderno para anotar e planejar tudo o que precisa fazer, desde tarefas diárias até metas a longo prazo.

O primeiro passo é escolher um caderno que você goste e que tenha espaço suficiente para suas anotações. Recomenda-se um caderno com páginas pontilhadas, pois eles permitem maior flexibilidade para desenhar, escrever e organizar as informações.

Em seguida, crie uma chave (símbolos) que represente suas tarefas e eventos. Um ponto pode representar uma tarefa a ser realizada, um círculo vazio pode representar um evento e um círculo preenchido pode representar uma tarefa concluída, etc.

Defina quais páginas você precisará para cada coleção. Você pode criar uma página para seus objetivos mensais, listas de tarefas diárias, horários de aula, projetos de pesquisa e outros itens que precisam ser rastreados. Cada página pode ser decorada como preferir.

Checklists

As checklists podem ser usadas para diversos fins: listar todas as tarefas do dia e assinalá-las conforme forem executadas, listar materiais necessários para uma atividade, etapas de um projeto, etc.

Use o seu tema de escolha para incentivar a produtividade, como uma checklist do Homem-Aranha que lembra os alunos que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” e que é necessário cumprir com as obrigações.

Para otimizar o trabalho, crie o modelo no computador com espaços vazios para preencher depois e imprima várias folhas de uma vez.

Marcador de páginas

Fazer um marcador de páginas personalizado é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal à sua leitura e deixar sua marca nos livros que você ama.

Use papel colorido, papel cartão ou papel adesivo para criar marcadores de página em diferentes formas e tamanhos. Corte o papel em uma forma que combine com a temática do seu livro apoiando em uma mesa em aço inox para maior segurança.

Aposte em materiais diferentes, como glitter, fitas e laços, washi tapes, carimbos, tinta aquarela, etc. Tesouras de corte ondulado também são boas pedidas para criar um efeito interessante nas bordas do marcador.

Divisórias para fichário

Depois de personalizar a capa do seu fichário, é hora de criar divisórias para combinar com o tema escolhido. Assim como nas capas de caderno, é possível usar imagens impressas da internet, desenhos autorais, adesivos, marcadores, programas de edição de imagem, etc.

Garanta que a divisória seja de papel cartão ou outro semelhante para dar mais estabilidade ao fichário e evitar danos ao longo do ano.

O estilo geek é muito popular há várias décadas e caiu de volta no gosto do grande público com as franquias de cinema que arrastam multidões de fãs.

O material escolar acompanha os alunos durante todo o ano, e nada melhor do que estilizá-lo para combinar com a sua personalidade, gostos e personagens favoritos.

Postagem Anterior Próxima Postagem


Increase Alexa Rank