Posse Lula sobe a rampa com criança, indígena, negro, mulher, operário e pessoa com deficiência

Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado como o novo presidente do Brasil - a terceira vez que ocupou o cargo mais alto do país.

O veterano político de esquerda, amplamente conhecido como Lula, também liderou o país entre 2003 e 2010 - e derrotou Jair Bolsonaro na votação de outubro.

Em seu primeiro discurso, Lula prometeu reconstruir um país em "terríveis ruínas".

Ele criticou as políticas de seu antecessor, que foi aos Estados Unidos na sexta-feira para evitar a cerimônia de posse.

Um mar de militantes de Lula se reuniu em frente ao Congresso desde o início da manhã - vestidos com a cor vermelha de seu Partido dos Trabalhadores. Eles viajaram para ver seu líder empossado - mas também para uma celebração.

Mais de 60 artistas - incluindo a lenda do samba Martinho da Vila - foram escalados para se apresentar em dois palcos gigantes decorados com a bandeira nacional como parte de um festival de música chamado "Lulapalooza".

"O amor venceu o ódio", dizia uma faixa carregada por um homem vestido de Lula - completo com uma faixa presidencial.

"O Brasil precisava dessa mudança, dessa transformação", disse outra apoiadora do novo líder enquanto fazia fila para as festividades de domingo.

Juliana Barreto - que é de Pernambuco, estado natal de Lula - disse à BBC que seu país era "um desastre" anteriormente.

Lula e o novo vice-presidente Geraldo Alckmin desfilaram pela cidade em um conversível conversível antes de seguirem para o prédio do Congresso - onde ocorreu a posse no início da cerimônia formal de posse.

Os homens passaram os últimos dias selecionando seu gabinete e nomeando apoiadores para importantes empresas estatais.

Pouco depois de tomar posse, Lula procurou incutir esperança no povo brasileiro e prometeu "reconstruir a nação e fazer um Brasil de todos, para todos".

Ele prometeu desfazer o legado do governo de seu antecessor, que, segundo ele, envolveu o esgotamento de fundos para educação, saúde e conservação da floresta amazônica.

Para grandes aplausos dos que assistiam no Congresso, ele também prometeu revogar imediatamente as controversas leis de armas de Bolsonaro .

Lula ainda afirmou que seu governo não seria motivado por "espírito de vingança", mas que os que erraram responderiam pelos seus erros.

Em particular, ele destacou as políticas de Covid-19 de Bolsonaro, acusando-o de causar um "genocídio" de mortes no Brasil durante a pandemia, que precisaria ser totalmente investigado.

Em outra notável mudança de política do governo Bolsonaro, Marina Silva - uma das ativistas climáticas mais conhecidas do Brasil - foi renomeada para chefiar o ministério do meio ambiente e do clima. Espera-se que ela cumpra a promessa de Lula – que foi repetida durante seu discurso – de alcançar o “desmatamento zero” na Amazônia até 2030.

O estado de Brasília enviou "100%" de sua força policial - cerca de 8.000 policiais - para a cidade em meio a temores de que alguns apoiadores de Bolsonaro possam tentar interromper os procedimentos.

Um homem foi preso tentando entrar na área da inauguração carregando uma faca e fogos de artifício no início do domingo, informou a Polícia Militar do Brasil.

Na semana passada, as autoridades prenderam um apoiador de Bolsonaro que teria colocado explosivos em um caminhão de combustível perto de um aeroporto da capital na véspera de Natal. O homem disse que espera "semear o caos" antes da posse de Lula.

E outros apoiadores do ex-líder permaneceram acampados do lado de fora do quartel-general do exército, onde instaram o exército a lançar um golpe. A polícia tentou remover os manifestantes na quinta-feira, mas desistiu depois que eles reagiram com violência.


No entanto, Bolsonaro condenou os protestos contra sua derrota, exortando seus apoiadores a "mostrar que somos diferentes do outro lado, que respeitamos as normas e a Constituição".

Deixe Seu Comentário ou Feedback

Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links


Atenção: O Seja Hoje Diferente tornou-se uma base de dados valiosa para estudos e uma fonte inspiradora para a criação de novos conteúdos por influenciadores e blogueiros, alimentando um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento. Vale lembrar que 99% do nosso conteúdo é exclusivo, e permitimos a cópia total ou parcial desde que a fonte SejaHojeDiferente.com seja devidamente mencionada e indicada, mantendo assim a ética e o profissionalismo. Sua retribuição é importante! Se você se beneficiou com nosso conteúdo, considere compartilhar em suas redes sociais e grupos, e, se possível, apoiar através do nosso café diário.


Increase Alexa Rank