internet de fibra ótica

Em um mundo cada vez mais digital, o acesso à tecnologia e à internet facilita a economia moderna. No Peru, características geológicas antigas e importantes reservas ambientais, como a Cordilheira dos Andes e a selva Amazônica, impedem a construção de infraestrutura tecnológica, como uma rede de fibra ótica, contribuindo para um atraso na penetração da internet em comparação com outros países latino-americanos. Com apenas 40%¹ da população conectada à internet, a maioria dos peruanos não consegue acessar serviços públicos e educacionais essenciais administrados on-line – um problema ampliado pela pandemia. No nível corporativo e governamental, a conectividade limitada impede o progresso do país.  

As empresas de telecomunicações que podem reduzir o abismo digital estão em um momento crucial. A indústria é interrompida pela crescente ineficiência e complexidade das arquiteturas de tecnologia tradicionais. Mover as operações para a nuvem é imperativo para gerar mais lucro por meio da entrega rápida de serviços repetíveis e de alta qualidade para clientes finais a um custo mínimo.  

Fechando a lacuna por meio de rede de fibra óptica expandida 

A NTT Data e a Microsoft fazem parte de um esforço para expandir a internet de alta velocidade no Peru por meio da operação de venda e pós-venda de serviços de fibra ótica. Para tornar isso possível, as empresas estão trabalhando com uma importante operadora de telecomunicações do país para construir um ecossistema de nuvem nativo. 

Construir seu componente do ecossistema do projeto no Azure foi uma escolha fácil para a equipe da NTT Data em Lima. Como um dos muitos parceiros de prestação de serviços trabalhando juntos para construir esta empresa baseada em nuvem, a compatibilidade dos sistemas de negócios foi fundamental para o sucesso.   

“Para acelerar o crescimento por meio da inovação, decidimos adotar os recursos tecnológicos oferecidos pelos aplicativos nativos da nuvem. O Azure é a melhor plataforma por possuir ferramentas e componentes nativos que serão implementados no projeto”, diz Ignacio José Horrillo Sancho, sócio da NTT Data e gerente de clientes da Telefónica do Peru. “Além disso, outro parceiro do projeto só trabalha no Azure, então a escolha ficou ainda mais fácil. Construir todo o ecossistema em aplicativos nativos de nuvem no Microsoft Azure nos ajudou a alavancar os investimentos existentes em tecnologia. A marca, a reputação e a presença global da Microsoft reduziram as preocupações com segurança, escala e compatibilidade. Nós nos sentimos relaxados quando tomamos essa decisão”.  

Soluções seguras nativas da nuvem compatíveis com um ecossistema maior 

Com uma estratégia para criar aplicativos nativos de nuvem no Azure, a equipe da NTT Data enfrentou um cronograma agressivo. A segurança da solução era crucial porque a companhia estava desenvolvendo peças de infraestrutura de faturamento e gerenciamento de receita, cumprimento e garantia.  

“O Azure nos ajudou a implementar nossa solução mais rapidamente porque já tinha a governança de segurança e os componentes de que precisávamos para avançar rapidamente. O plano inicial era construir todo o ecossistema em nove meses”, diz Horrillo. “Esse cronograma foi realista porque não precisávamos construir tudo — nossa equipe de arquitetura está usando componentes nativos do Azure para criar a solução. Estamos apenas pegando partes do que o Azure já tem”.  

Usando as ferramentas e tecnologias do Azure de que precisavam, a equipe da NTT Data implementou uma arquitetura nativa da nuvem baseada em microsserviços que facilita o desenvolvimento e dimensionamento de aplicativos. Os componentes do Azure usados incluem Azure Application Gateway, Azure Blob Storage, Azure Content Delivery Network, Azure Functions, Azure API Management, Azure Container Registry, Azure Key Vault, Log Analytics in Azure, Azure SQL Server, Azure PostgreSQL e Azure Virtual WAN. Todos os sistemas são nativos da nuvem e serão implantados no Azure Kubernetes Services (AKS).   

A segurança e alta disponibilidade da plataforma aberta e flexível do Azure significa que a solução pode funcionar dentro do Business Process Framework (conhecido como eTOM), que orienta como os provedores de serviços interagem no setor de telecomunicações. Cada elemento da solução da NTT Data é projetado para garantir elasticidade, recuperação de desastres e garantia de qualidade. Além disso, as camadas de integração estão alinhadas com os padrões definidos pelo programa Open API do TM Forum, uma iniciativa global para permitir conectividade, interoperabilidade e portabilidade perfeitas em serviços de ecossistema complexos.  

Liderando como as telecomunicações se transformam digitalmente na nuvem 

Essa solução não apenas melhorará a vida dos peruanos, mas também mostrará a experiência de integração da NTT Data no setor de telecomunicações. A companhia espera levar sua rede de fibra ótica para aproximadamente 10% dos peruanos até 2026, impactando profundamente a penetração da internet nas casas da população do Peru e o potencial para modernizar a economia do país. Como modelo de progresso, a NTT Data planeja lançar soluções semelhantes em mais países.  

“Este ecossistema de fibra ótica usando uma solução nativa da nuvem no Azure tem um efeito multiplicador nas comunidades andinas e é reconhecido como um dos projetos mais importantes que contribuem para o processo de digitalização peruano”, comentou Marco Mezone Juárez, gerente de telecomunicações da NTT Data. “Ao expandir a internet de alta velocidade, aumenta o acesso ao ensino a distância e à telemedicina, além de dobrar a inovação e a produtividade de empresas e órgãos governamentais.”  

Para a equipe da NTT Data no Peru, os benefícios comerciais são grandes em decorrência do fator de inovação superior desta solução. Sua experiência como parceiro de integração para sistemas de rede nativos da nuvem é o culminar de anos de esforço. Construir na nuvem oferece benefícios, incluindo tempo reduzido para lucro, menor risco de negócios, entrega de serviço mais rápida, maior fidelidade do cliente e fluxos de receita aumentados para organizações de telecomunicações.  

“Trabalhamos muito nos últimos cinco anos para implantar aceleradores de arquitetura em todo o processo de rede”, diz Luis Benitez, gerente de telecomunicações da NTT Data. “Neste projeto, assim como no projeto da Alemanha, o objetivo era criar uma nova empresa usando uma arquitetura aberta na nuvem para implantar e operar redes. Continuaremos a fazer isso com outras empresas de telecomunicações.” 

¹ De acordo com dados do primeiro trimestre de 2020 do Instituto Nacional de Estadística e Informática (INEI) do Peru 

Sobre a Microsoft  

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Increase Alexa Rank