O Dia das Bruxas, ou popularmente conhecido Halloween, comemorado no dia 31 de outubro é comum celebrado em países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra.
É muito provável que você já tenha assistido a filmes e séries americanas com esse tema, com crianças fantasiadas batendo de porta em porta pela vizinhança e falando a famosa frase “Doces ou travessuras?”, não é mesmo?
Leia o conteúdo até o final e não perca!
Mas qual é a origem do Halloween?
Segundo os pesquisadores, a origem do Halloween é o resultado da mistura de traços culturais pagãos e religiosos. Quanto ao traço pagão, há uma relação com o Samhain: um festival dedicado à colheita e aos mortos praticados pelos celtas na antiguidade. Do que se sabe, os celtas eram um povo que habitava as Ilhas Britânicas, além de parte da Península Ibérica e da Europa Central.
Os registros indicam que o Samhain era um dos festivais mais importantes realizados por esse povo e acontecia na passagem de 31 de outubro para 1º de novembro, celebrando a colheita realizada e prestando homenagem aos mortos. O Samhain era considerado um momento de transição para os celtas, pois era nesse momento que se encerrava um ano e outro se iniciava.
E como funciona o Halloween no Brasil?
No Brasil, o Halloween é conhecido como o Dia das Bruxas. Ele é marcado por festas nas quais as pessoas se fantasiam de vampiros, zumbis, lobisomens, sereias, múmias, entre outros. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.
Talvez você já tenha ouvido sobre a Marcha dos Zumbis. A influência de seriados com tramas que envolvem mortos-vivos criou em diversas partes do mundo um evento que reúne várias pessoas com fantasias macabras.
No Brasil, a Marcha dos Zombies, ou Zombie Walk, começou em São Paulo, no ano de 2006, e já acontece em outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza e João Pessoa."
Personagem Brasileiro de Terror
Um personagem que ficou muito conhecido é o pai do terror brasileiro, José Mojica Marins, e a trilogia de Zé do Caixão. A saga do coveiro em busca de um filho perfeito começa no clássico ‘À Meia-noite Levarei Sua Alma’, passa por ‘Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver’ e termina na continuação tardia, ‘Encarnação do Demônio’.
São muitas as curiosidades sobre essa data que muitos brasileiros gostam devido a sua temática e a chance de mostrar seu “monstro interior”.
Impacto do Halloween na economia
Essa data é muito forte para a economia devido ao volume de mercadorias que é movimentada com o aumento de consumo. Entre os mais diversos tipos de presentes que são comuns como canecas personalizadas, doces e fantasias, por exemplo, sofrem um alto impacto.
Fonte: Google Trends - Halloween - 2004 a 2022
Precisamos lembrar que esse é o primeiro halloween após a pandemia que impactou entre 2020 e 2021. E esse ano é esperado que o mercado seja bem movimentado.
Tags Relacionadas #halloween #ZombieWalk #ZédoCaixão
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!