Quando o Pink Floyd se formou em 1964, como muitos colegas da onda da invasão britânica, eles começaram com os padrões do rhythm and blues, mas não demorou muito para que começassem a esculpir um novo som abstrato que distorceria as formalidades da música rock. Sob a direção criativa de Syd Barrett, a banda emergiu da cena londrina como uma das primeiras e mais proeminentes bandas de rock psicodélico.
Os primeiros sinais de psicodelia seriam vistos durante os shows formativos do Pink Floyd, nos quais eles embarcavam em longas e prolongadas excursões instrumentais acompanhadas por shows de luz rudimentares que consistiam em slides coloridos colocados sobre lâmpadas domésticas. Durante esse período inicial, um artigo do Sunday Times declarou: “No lançamento da nova revista IT na outra noite, um grupo pop chamado Pink Floyd tocou uma música vibrante enquanto uma série de formas coloridas bizarras piscava em uma enorme tela atrás deles … aparentemente muito psicodélico.”
A banda levou essa imagem e som místicos para seu primeiro contrato de gravação com a EMI. Em 1967, eles desfrutaram de uma popularidade crescente com seus primeiros singles 'Arnold Layne' e 'See Emily Play', logo seguidos por uma aparição no Top of the Pops e seu seminal álbum de estreia, The Piper At The Gates Of Dawn.
Nesse estágio, a banda parecia pronta para conquistar o mundo; no entanto, o estado mental de Barrett começou a ficar fora de controle. No final do ano, a banda trouxe o guitarrista David Gilmour, que assumiria as rédeas enquanto Barrett se tornava cada vez mais distante e pouco confiável.
Barrett foi finalmente expulso da banda em abril de 1968, enquanto o grupo trabalhava em seu segundo álbum, A Saucerful of Secrets . Após seu lançamento em 29 de junho, o álbum continha apenas uma composição original de Barrett, 'Jugband Blues', mas porque Gilmour havia aprendido a imitar o estilo de Barrett, o álbum manteve o misterioso DNA do rock psicológico do Pink Floyd.
Hoje, pegamos o Pink Floyd em 1969, na época de Ummagumma , um álbum experimental que começou a unir a banda de seu som psicodélico inicial e a encarnação progressiva dos anos 70 que culminou com The Dark Side of the Moon.
Após o lançamento de Ummagumma no final de 1969, o Pink Floyd gravou uma piada de Natal para a BBC. A gravação em estilo demo de 'Merry Xmas Song' pode ser ouvida acima.
Estranhamente, o baterista Nick Mason cuida dos vocais enquanto Rick Wright se senta nas teclas.
Esperamos que gostem e tenham um feliz natal.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!