Obtido através do processo de fermentação - no qual são usadas bactérias benéficas na produção -, o leite fermentado é uma bebida altamente nutritiva que ajuda na saúde da flora intestinal. E você sabia que dá para preparar receitas com o ingrediente em casa por conta própria? Aqui, nós listamos os principais benefícios do leite fermentado e como prepará-lo de forma simples. Confira!
Leite fermentado ajuda a equilibrar a flora intestinal e a combater prisão de ventre
Por ser fontes de lactobacilos vivos (bactérias do bem), o leite fermentado é ótimo para equilibrar a flora intestinal, fortalecer a imunidade e reduzir tanto as bactérias nocivas quanto as toxinas do organismo. O leite fermentado, para quem não sabe, é um dos principais probióticos que existem - ou seja, ajuda a prevenir e a combater possíveis doenças intestinais, assim como a azia e desconfortos na região abdominal, pois eliminam as bactérias maléficas ao sistema digestivo.
Probióticos podem auxiliar na perda de peso e na melhor absorção dos nutrientes
Você sabia que o leite fermentado (por funcionar como probiótico) também pode ser um grande aliado para quem precisa perder peso? Isso porque as bactérias do bem ajudam a reduzir processos inflamatórios (que podem levar ao ganho de peso) e, ao povoarem o intestino, ajudam a otimizar o processo de digestão, o que contribui para a perda de peso a longo prazo. Outro ponto interessante do leite fermentado é que ele contribui para a absorção dos nutrientes, ajuda a tratar constipação intestinal e reduz a produção de gases.
Bebida ajuda a aumentar a imunidade a longo prazo
Quando você mantém um consumo frequente de leite fermentado, o funcionamento do sistema digestivo como um todo melhora e, a longo prazo, o organismo fica muito mais fortalecido, sabia? Com a ajuda dos lactobacilos vivos - que também contribuem para o funcionamento do organismo como um todo - o sistema de defesa do corpo consegue lidar melhor com possíveis microrganismos nocivos.
Como fazer leite fermentado?
Que tal preparar o seu próprio leite fermentado caseiro com apenas dois ingredientes? A ideia é ter sempre uma garrafa dessa bebida na geladeira para beber um pouco todos os dias. Pode apostar que faz uma diferença grande para a saúde!
Ingredientes
- 1 litro de leite desnatado
- 2 frascos de leite fermentado
Para preparar, coloque o leite desnatado em um recipiente no fogo e deixe ferver. Depois, espere esfriar e, de preferência, use um termômetro para ir controlando a temperatura. Quando estiver aproximadamente 37°C, adicione os dois frascos de leite fermentado e misture com uma colher de pau. Cubra o recipiente com um pano, espere 24 horas e, depois, leve a bebida à geladeira. O ideal é que você beba uma quantidade pequena do leite fermentado diariamente - assim, você mantém o intestino regulado.
Informações Conquiste sua Vida
Receita de leite fermentado – Como fazer
Dra. Esther Costa
Mesmo que nunca tenha tomado, você certamente conhece o leite fermentado Yakult. No entanto, algo que você talvez não saiba é que é possível fazer a bebida em casa.
Para fazer o seu leite fermentado, você vai precisar do Yakult original e de apenas mais um ingrediente: leite desnatado. Além disso, um utensílio bastante importante para o preparo da bebida é o termômetro de mercúrio.
Entretanto, se você não tiver um termômetro por aí, não se desespere: é possível improvisar e utilizar o seu próprio dedo para avaliar a temperatura da preparação.
A ideia é o que você provavelmente já imaginou: multiplicar a quantidade do Yakult usando um único copo do produto como ingrediente principal. Depois que testar a receita, aproveite para conhecer outras formas de preparar um Yakult caseiro.
Agora que já sabemos disso tudo, só falta testar e experimentar o leite fermentado caseiro, não é mesmo? Portanto, aprenda como fazer com as instruções a seguir!
EQUIPAMENTO
- Panela
- Pano bem limpo
- Termômetro de mercúrio
INGREDIENTES
- 1 copo Yakult original, em temperatura ambiente
- 1 litro leite desnatado
INSTRUÇÕES
- Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Logo que começar a ferver, desligue o fogo e deixe esfriar ali mesmo na panela.
- Monitore atentamente a temperatura com o auxílio de um termômetro: quando chegar aos 37º C, adicione o Yakult (que precisa estar em temperatura ambiente). Misture ligeiramente e tampe a panela com um pano bem limpo, amarrando para fechar. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro.
- Caso não tenha um termômetro, você pode usar o dedo para avaliar a temperatura: mergulhe o dedo dentro do leite, quando conseguir contar até 10 sem se queimar, a temperatura chegou ao ponto desejado.
- Passado o tempo de descanso, transfira o Yakult para um recipiente esterilizado, armazene na geladeira e quando estiver gelado, ele estará pronto para o consumo.
NOTAS
- Caso observe que o leite se separou em duas partes, agite antes de beber.
- É fundamental que o Yakult usado na receita esteja em temperatura ambiente.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!