A geopolítica é uma área de estudos extremamente importante em todo o mundo, isso porque trabalha com o estudo de tudo o que envolve o território de uma nação e as relações de poder que existem nela.
Quando falamos de poder, nos referimos a algo que possui diversos significados, segundos os mais diversos autores que existiram com o passar da história e criaram diversas definições para tal característica que existe no mundo.
Estudar sobre geopolítica e entender mais sobre esse universo é uma maneira de entender como as nações existem e se mantêm ao redor do mundo, inclusive a nação na qual você vive no momento e que a todo instante é objeto de estudo de profissionais dessa área.
Vivemos em uma geração onde os estudos sobre as nações e, principalmente, sobre a política, se intensificam a cada dia que passa, isso serve para que a democracia seja reforçada e todos possam entender mais sobre o que forma suas nações.
Assim como eixos estriados, existem eixos que servem para separar territórios e formar estados, cidades e até mesmo países, foi o que aconteceu entre a Rússia e a Ucrânia, que fazia parte do território russo, mas declarou sua independência como um país solo.
Em meio a diversos estudos e teorias sobre o assunto, a cada 4 anos vivemos um evento que inspira o estudo sobre um novo país e tudo aquilo que coopera para a sua formação, que é justamente a Copa do Mundo.
O maior torneio de futebol do planeta reúne diversas seleções que representam os mais variados países do mundo em um país que é escolhido e que recebe os jogadores a cada 4 anos para que o melhor leve para casa o título de melhor do mundo.
A última edição da Copa do Mundo ocorreu no Catar, a primeira copa em um país pertencente aos Emirados Árabes, o que foi objeto de muitos estudos por parte dos geopolíticos, que estudaram um pouco de tudo que havia de diferente por lá.
Desde um selo mecânico até mesmo a moda do país, cada pequeno traço de personalidade que faz do Catar o Catar, foi alvo de estudo de profissionais e alguns pontos serviram como base para discussões válidas em todo o mundo.
Tendo isso em vista, hoje iremos falar um pouco mais sobre geopolítica e entender como essa área está diretamente ligada a Copa do Mundo e como pode fazer toda a diferença dentro da sociedade e em áreas de estudo desta área.
Entenda o que é Geopolítica
Antes de qualquer coisa, é de suma importância que você entenda o que é a geopolítica, pois se trata de um termo muito usado em pesquisas e análise, mas que nem sempre todas as pessoas conseguem compreender o que é.
Pois bem, o termo nada mais é do que a área que busca estudar e entender as estratégias e as ações que formam o poder dentro de um determinado território, seja ele uma cidade, um estado, um país ou até mesmo um continente.
Vivemos em um mundo diverso, onde pessoas diferentes vivem e trabalham juntas todos os dias, seja em uma empresa de acoplamento ktr ou até mesmo dentro da própria casa, e cada uma delas pode vir de um lugar onde tudo era diferente, como:
Cultura;
Costumes;
Hábitos;
Religião;
Sociedade;
Política;
Clima;
Espaço;
Entre outros.
Sendo assim, o objetivo principal da geopolítica é justamente entender como esses territórios foram construídos a ponto de denominar qual lugar seria do poder de quem e quais pessoas teriam posições de poder nesses territórios.
Isso porque, seja qual for o país, o estado ou a cidade, todo território possui uma fuga de poder, seja o ministro, o presidente, o rei, a rainha, o governador ou qualquer outra autoridade que é ligada a um status de poder naquele território.
Em suma, a geopolítica analisa tudo o que forma o poder desse território e todas as características únicas que fazem deste território um espaço único em todo o mundo, respeitando sua diversidade e o que há de diferente nele.
Conheça os principais objetos de estudo da geopolítica
Agora que você já sabe, resumidamente, o que é a geopolítica, é válido que também conheça alguns de seus principais objetos de estudo, que assim como um sulfato de bário e outros tipos do mercado, possuem inúmeros pontos que valem a pena verificar. Confira:
Poder naval
O primeiro deles é o poder naval, ou seja, a geopolítica estuda o poder que algumas nações possuem sob os mares, aquelas que possuem uma grande influência e poder que provém de posses que dominam tal área.
Para entender quais territórios possuem tal poder, é preciso da ajuda de historiadores e profissionais que estudam o passado de cada território para entender qual possuía mais poder naval no passado, visto que hoje, tal poder não é tão forte como antigamente.
Poder terrestre
Se existe o poder naval, também existe o poder terrestre, que se baseia na posse da maior parte de território para cada país, estado ou cidade, mas também as formas como cada um deles foi conquistado com o passar dos anos.
Por maior que um determinado território possa ser, ele nem sempre é o mais forte, o que compromete sua segurança e independência. Por isso, hoje, as pessoas se preocupam bastante sobre onde está sua empresa de caldeiraria industrial e até mesmo suas casas.
Poder político
Falar sobre geopolítica e não falar sobre a política em si, é impossível, afinal de contas, o mundo existe com base na política e todas as nações do mundo possuem a sua, por mais que cada uma possui um diferente regime de aplicação.
A geopolítica também estuda a maneira como cada país desenvolve a sua política e como os líderes aplicam suas leis e penalidades, tal estudo também auxilia na análise de como cada nação e território se porta dependendo do tipo de poder político exercido.
Poder comercial
Por fim, mas longe de ser menos importante, vivemos em um mundo onde o dinheiro acaba sendo a maior e melhor moeda de troca entre os territórios, e sempre existem aqueles que detêm um maior poder comercial, líderes em produção, venda e também compra.
Existem casos de produtos e serviços como uma junta de vedação que podem ser importados e exportados, para que isso aconteça, os países precisam deter um bom poder comercial, que também é um grande alvo de estudo dentro da geopolítica.
Esses são apenas alguns dos diversos objetos de estudos da geopolítica e que vale a pena estudar a fundo para entender mais sobre como os profissionais dessa área trabalham e o que levam em consideração para definir o poder de territórios espalhados pelo mundo.
A importância da geopolítica no mundo
Até aqui, você já viu muita coisa sobre a geopolítica e tudo isso pode ter te ajudado a entender mais sobre a importância de tal área para o mundo, pois ela vai muito além de analisar apenas aquilo que forma o nosso planeta, mas também, aquilo que o move.
Como mencionamos no início do texto, o significado de poder possui diversas visões de acordo com os mais diversos autores, mas não tem quem o odeie e também não tem um só território no mundo que não seja submisso a um determinado tipo de poder.
Assim como uma unidade hidráulica segue ordens de quem assume a posição de poder da empresa, todo território espalhado pelo mundo precisa seguir regras e obedecer figuras que estão em posições de poder para aquele território.
Nem sempre tais posições foram conquistadas por mérito próprio, mas para quem não está nelas, o que resta é a obediência e o respeito, mas não a conformidade, e é por isso que a geopolítica existe, para estudar, entender, explicar e questionar essas relações de poder.
Seu objetivo principal é compreender como tais relações estão ligadas aos territórios nos quais cada tipo de poder é aplicado e estudar, com base na história e nos fatos, o que explica tal aplicação de poder e regulamentação desses espaços.
Compreenda a relação entre geopolítica e a Copa do Mundo
Para finalizar este conteúdo, vamos, de fato, falar sobre como a geopolítica está ligada a Copa do Mundo, o maior evento de futebol que ocorre a cada 4 anos em um país diferente espalhado pelo planeta.
Pois bem, falar sobre a relação da geopolítica com a Copa do Mundo é como falar sobre a relação da indústria com a galvanoplastia, pois tem tudo a ver um com o outro. Afinal de contas, a Copa do Mundo ocorre em diferentes lugares que nem sempre todos conhecem.
Prova disso foi a última edição da Copa, no Catar, país que pouquíssimas pessoas conheciam e que, graças ao trabalho da geopolítica, foi um território estudado e que trouxe à tona problemas e pautas que geraram grandes discussões em todo o mundo.
Sendo assim, a relação entre geopolítica e a Copa do Mundo é totalmente direta, pois se trata de um evento em que a geopolítica pode operar de maneira livre e profissional, buscando entender o que há de novo e diferente em um território que está na boca do povo.
Considerações finais
Dessa forma, conseguimos entender que a Copa do Mundo está longe de ser apenas um evento de diversão, mas também algo que estimula o conhecimento, a sabedoria e o diferente, fazendo com que todo o mundo busque conhecer mais sobre um novo país.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!