Fernando Adas é um publicitário, empresário e, agora, escritor que leva a vida sempre com um sorriso no rosto, atento aos detalhes e buscando o aprendizado nas mais diversas situações, seja em uma briga de casal no shopping, tomando seu café na padaria ou até em um velório
Para Fernando Adas, o marketing começa com o desenvolvimento das habilidades de escutar, ver, sentir e perceber tudo o que acontece ao seu redor. É exatamente isso que o autor tem feito ao longo de sua trajetória, não apenas de sua carreira como publicitário e empreendedor, mas desde que se entende por gente. O livro “O Safado, a Biscate e Eu: causos, cases e casos de um publicitário indiscreto” compartilha com os leitores parte dessa experiência em crônicas divertidas nas quais a moral da história traz sempre lições importantes, principalmente sobre a humanização da relação das empresas com seus clientes.
“Mais do que lições, eu acredito que tiro dos ‘causos’ do dia a dia algumas provocações que estimulam a reflexão sobre o que é, realmente, o marketing. Especialmente nesta era em que, de um lado, a tecnologia nos afasta do olho no olho e, ao mesmo tempo, do outro, os clientes exigem, cada vez mais, uma atenção personalizada ao seu perfil e às suas necessidades”, explica Adas.
Anos de histórias registradas
Há muito tempo, o autor tem observado e, muitas vezes, interagido com seu característico bom-humor, com tudo o que acontece ao seu redor. Ninguém passa por Adas em um elevador ou em uma sala de espera sem ganhar seu bom dia com um enorme sorriso... E que insiste caso não receba uma resposta de volta.
“A comunicação tempera tudo, gera percepções, molda e personaliza a realidade. Faça o teste, dê um ‘bom dia’ aleatório na rua, no metrô ou na fila do banco. Um ‘bom dia’ gera esperança. Um ‘obrigado’ sela vínculos. E isso funciona exatamente da mesma forma nas empresas, afinal, manter uma boa relação com clientes demanda boas práticas de comunicação e marketing”, destaca.
Assim, Adas começou a compartilhar essas experiências vividas nos mais diversos e inusitados locais no blog de sua empresa, a Fine Marketing. O objetivo inicial era mostrar que, ali, o marketing era trabalhado de forma diferente, mais humanizado. Com o tempo, seu conteúdo se tornou fonte para muitos profissionais e entusiastas do tema e, foi, desse canal, que elencou as melhores histórias que ganharam as páginas de seu primeiro livro.
Em uma das situações inusutadas, conta que descobriu sobre a chegada do gás encanado em seu bairro após o barulho ensurdecedor das máquinas e de abordar, curioso como sempre, os trabalhadores. Daí, alerta seus leitores sobre a importância das boas-vindas a um novo possível cliente, valorizar a fase da conquista do lead e não arrombando a porta de forma perturbadora.
Da atendente da padaria que insistia para que ele desistisse do seu tradicional (e preferido desde a infância) quindim para experimentar outras opções de doces, tece uma reflexão sobre o CRM e o tesouro que é conhecer necessidades, preferências e valores de seus consumidores.
E entre essas histórias que nos provocam desde um sorriso singelo, aos nos reconhecermos naquela situação, até deliciosas gargalhadas, mergulhamos no universo do marketing de forma simples, didática, divertida e indispensável para o sucesso dos negócios nos dias de hoje.
Sobre o Autor
Fernando Adas é neto de libanês, sagitariano e publicitário. Três bons motivos para que a comunicação seja, não apenas uma habilidade profissional, mas uma possibilidade de relacionamento e evolução interpessoal.
Em sua carreira no marketing, passou por grandes empresas do varejo, como Mappin, Marisa, Pernambucanas, Valmet Automotive e Claro. Em 2005, decidiu que era o momento certo para empreender e poder oferecer o seu modo de trabalhar a comunicação dirigida e o relacionamento entre empresas e seus clientes, fundando então a Fine Marketing.
Como empreendedor, já atuou com empresas como Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Center Norte, Rede Iguatemi, L´Occitane Perfumaria, Plan Internacional, Care Brasil, Hospital Sírio Libanês e Magazine Luiza, entre outras.
Seu blog continua ativo e novas histórias ganham espaço em seu canal diariamente: https://fmarketing.com.br/blog/category/sexta-de-ideias/
Apoie o meu trabalho
Se gosta do meu conteúdo, você pode demonstrar o seu apoio com uma contribuição e me ajudar produzir ainda mais.
Me paga um café via pix 11 98363-7919
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!