José Mojica Marins foi um dos grandes nomes do terror nacional, e sua história se mescla com a história do cinema no Brasil.
Um dos maiores nomes do cinema de terror nasceu em uma sexta-feira 13 de 1936: José Mojica Marins deixou sua marca no Brasil e no mundo ao inaugurar o gênero no país e influenciar toda uma geração de cineastas. Se hoje podemos celebrar a qualidade da produção brasileira de terror, é porque Mojica abriu caminho.
A carreira de José Mojica Marins é imensa e muito respeitosa. Seu trabalho inclui mais de 40 filmes dirigidos e mais de 50 atuações, além de ter sido um membro participativo de convenções de horror e ter um carinho imenso com seus fãs. A história de José Mojica se confunde com a de seu personagem mais famoso, Zé do Caixão, e também com a jornada do horror cinematográfico no Brasil.
José Mojica Marins nos deixou no dia 19 de fevereiro de 2020, mas seu legado sempre será celebrado.
À Meia Noite Levarei Sua Alma, 1964 // Primeiro filme de Mojica como seu mais famoso personagem, Zé do Caixão, e também primeiro filme de sua trilogia de grande sucesso. O filme conta a história do coveiro cético Zé do Caixão, que desafia todas as superstições. O objetivo de Zé é ter um filho, para levar continuidade ao seu sangue, mas sua esposa não consegue engravidar. Zé acaba cometendo diversos crimes no caminho, até violentar a mulher de seu melhor amigo.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, 1967 // O segundo filme da trilogia de Zé do Caixão, que ainda persiste em seus objetivos terríveis de dar a luz a um filho que leve seu sangue adiante. Com a ajuda de seu terrível criado, rapta seis moças e as submete a um teste para saber qual seria a escolhida. O filme foi censurado na época, e teve uma alteração em seu final, pedida pelo governo, onde Zé afirma acreditar em Deus; no final original, enquanto era baleado, Zé continuava dizendo que não crê. Em 2015 a Associação Brasileira de Críticos de Cinema colocou o filme em sua lista de 100 melhores filmes do cinema brasileiro.
Encarnação do Demônio, 2008 // Último filme da trilogia, Encarnação do Demônio é o retorno de Mojica à direção, após 30 anos sem dirigir um filme. No filme, Zé do Caixão ficou preso durante 40 anos por seus terríveis crimes do passado. Bruno, seu fiel criado, o leva para casa assim que é solto, e apresenta a ele quatro novos seguidores que seguem a mesma crença que Zé, sobre o sangue ser o responsável pela imortalidade, e retorna a perseguir seu objetivo de conseguir uma mulher para gerar seu filho perfeito. O filme foi selecionado para a mostra Midnight Movies, em 2008, no Festival de Veneza.
Veja mais filmes sobre os filmes do Zé do Caixão em:
Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.
Canais de Notícias e Informações do Blog SHD.
Rerceba em primeira mão diariamente os principais destaques do blog.
Inscreva-se nos canais de notícias:
Canal SHD no Whatsapp clique aqui.
Canal SHD no Telegram clique aqui.
Amigos, Parceiros e Visitantes:
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!