Um empréstimo pode ser uma boa solução para quem é assalariado negativado e quer regularizar as contas sem prejudicar o orçamento e sem se apertar demais financeiramente.
Logicamente essa não é uma situação agradável e que muitos desejam estar na vida, mas é preciso saber tomar as rédeas da situação e agir de forma bem planejada e bem pensada para não meter os pés pelas mãos, fazendo malabarismo que só prejudicam.
Ou seja, dá para se organizar financeiramente sem se prejudicar ainda mais com agiotismo e outras “roubadas financeiras'' que se disfarçam de soluções.
A situação atual no Brasil é um pouco difícil economicamente falando, e o alto custo de vida torna tudo um pouco mais difícil.
As contas mais básicas estão ficando mais caras e, com preços mais altos, uma grande porcentagem de pessoas acabam recorrendo ao cartão de crédito que geram juros altos.
Isso inclui empreendedores que infelizmente viram seus negócios falir em meio à pandemia e também empresas que tiveram que contar com antecipação de recebíveis para se manterem ativas.
Mas não só por causa da pandemia, desde 2016 o número de inadimplência no país vem crescendo, e atingiu o maior patamar no Serasa. Atualmente, cerca de 66,6 milhões de pessoas têm dívidas em seus nomes.
Os números, divulgados recentemente pela Serasa Experian, referem-se ao mês de maio deste ano (2022), que registrou um aumento de 4 milhões de nomes negativos, equivalente a 6,3%. Em abril, mais de meio milhão de pessoas entraram no cadastro.
Portanto, a situação atual do país não é fácil para ninguém, seja você pessoa física ou jurídica, que tem uma empresa de funcionários terceirizados ou de qualquer outro segmento.
Ainda de acordo com o levantamento, a maior parte da dívida está relacionada aos setores bancário e de cartões de crédito, que respondem por 28,2% da inadimplência total. Em segundo lugar estão as despesas básicas como água, luz e gás, que respondem por 22,7%.
Seguem varejo e finanças (12,5% cada), serviços com 10,8%, telefone com 7,1% e seguradoras com 2,2%.
Essas dívidas prejudicam muito a renda dos brasileiros, e não há muitas opções para pagar seu dinheiro, seja usando o sistema erp nota fiscal eletrônica ou usando renda adicional, e mesmo assim é difícil lidar com tudo isso.
Segundo especialistas, esta é uma situação esperada considerando a situação econômica geral do país, onde há muita instabilidade, inflação, altas taxas de juros e desemprego.
Por causa de todos esses indicadores, é difícil para as pessoas viverem com dignidade e pagarem suas contas.
Então, se você está negativado mas tem um emprego, entenda que é mais fácil conseguir um empréstimo e quitar todas as suas dívidas para poder aliviar as contas, afinal é melhor pensar em um tipo de empréstimo do que acumular mais dívidas.
Como conseguir um empréstimo mesmo negativado?
Seja você um funcionário de uma empresa de consultoria empresarial online ou até mesmo um empreendedor que está começando agora, saiba que é possível obter um empréstimo.
Enquanto os bancos desconfiam de pessoas negativas, ainda há uma boa chance dessas instituições liberarem os valores dos empréstimos devido ao alto risco de inadimplência.
O processo tende a ser mais burocrático, há etapas e os prazos de pagamento podem ser menos otimistas, afinal a agência está cuidando para que a inadimplência não volte a acontecer.
Quando se considera que cada banco possui seus próprios critérios de avaliação, o crédito a pessoas negativadas tem como base suas diretrizes e auditoria e consultoria ou mesmo assessoria contábil empresarial.
Então, se você está negativado e ainda quer fazer um empréstimo, fique de olho nas taxas de juros, pois elas podem ser mais altas e podem não ser benéficas em casos de inadimplência.
Além disso, observe que as empresas e as taxas de juros são reguladas pelo banco central. Apesar de estar inadimplente, você ainda tem seus direitos e não deve pagar juros exorbitantes por isso.
É importante ficar de olho na taxa CET (custo efetivo total), pois ela mostra o valor real pago na transação. Todas essas diretrizes você pode obter com uma boa orientação contábil profissional.
Negativados podem obter empréstimos?
O empréstimo pessoal é um dos empréstimos mais conhecidos do país e também está disponível para todas as pessoas negativadas, ou seja, se você está com o nome sujo e quer fazer um empréstimo para resolver sua situação, tem boas chances de obter.
O crescente mercado de crédito pessoal oferece a todos inúmeras oportunidades e vantagens, incluindo a possibilidade de obter um empréstimo.
Qual é o melhor empréstimo?
Ao ter um salário, ou seja, ter um emprego estável, a maior vantagem é garantir que você tenha uma renda e possa pagar as taxas do empréstimo, mesmo que esteja negativado, há vantagens.
Os empreendedores ainda podem confiar nas expectativas sobre antecipação de recebíveis para empresas para ajudar no estrangulamento da dívida, porque sabemos que a inadimplência não é apenas uma questão de indivíduos.
Mas, para solicitar um empréstimo, é importante garantir que os fundos facilitem sua situação financeira para que sua dívida não se torne uma bola de neve, mas ajude você a afundar cada vez mais em dívidas.
Existem alguns tipos de empréstimos para você conhecer e saber qual é o melhor para você e seu bolso.
Empréstimo consignado
Este é um dos empréstimos mais famosos do mercado de crédito por conter diferentes perfis, como:
Pessoas aposentadas;
Pensionistas;
Trabalhadores CLT;
Funcionários públicos.
Sem falar nas condições de pagamento muito atrativas. Este empréstimo ajuda a todos, desde funcionários de empresa de assessoria contábil para abertura de empresa, até funcionários do governo em um negócio muito democrático.
É um caminho muito seguro, tem uma taxa de juros bem menor em relação a outros empréstimos e as parcelas são pagas automaticamente por meio de benefícios ou salário.
Assim você não precisa se preocupar em ficar sem dinheiro para pagar, afinal ele é descontado da sua folha de pagamento mensal, uma forma rápida e segura para você e para a instituição.
Com esse empréstimo, a pessoa fica livre e autônoma para usar o dinheiro como quiser, mas fique sempre atento à sua situação financeira e a toda assessoria contábil fiscal sobre seu capital.
Antecipação saque-aniversário
Com esse tipo de saque aniversário você pode fazer o empréstimo sem afetar sua renda, pois as parcelas serão feitas através do saldo do FGTS.
Nesse modo, você só precisa habilitar a opção de saque de aniversário para reivindicar pontos. O principal objetivo desse tipo de empréstimo é ajudar o trabalhador a sair da dívida mensal com apenas a promessa de uma renda adicional.
Afinal, o saque de aniversário é oferecido ao trabalhador todos os anos, assim como direito a atestado médico ocupacional e não faz parte da renda corporal dessa pessoa, então pode ser uma boa opção para aliviar a carga quando as coisas ficarem difíceis naquele mês.
Empréstimo com garantia de celular
Um empréstimo de celular como garantia funciona da mesma forma que um empréstimo pessoal. A grande diferença é que a instituição financeira concedente do empréstimo solicita o celular em troca do valor concedido, ou seja, como a garantia.
Portanto, nos termos do contrato, você autoriza o banco ou instituição financeira a reter seu dispositivo móvel caso você não honre um empréstimo concedido.
Isso fornece maior garantia às intuições financeiras em caso de inadimplência. Além disso, é uma boa opção se você não tem um automóvel ou um imóvel para solicitar um empréstimo com garantia.
Empréstimo pessoal Serasa eCred
O Serasa eCred é parceiro de diversas instituições financeiras de crédito. É como um shopping virtual onde você pode obter ofertas de empréstimo de diversos tipos.
Um dos parceiros da empresa é o SuperSim. Os termos da assinatura de um Empréstimo Seguro Móvel Serasa eCred são os seguintes:
Limite de crédito de até R$ 2.500;
Pagamentos em até 12 meses;
Aceita negativados;
Empréstimo com garantia de celular.
Nesse caso, o empréstimo com garantia de celular é preciso conferir mais detalhes com Serasa eCred, pois o site não especifica marca e modelo, apenas que deve ser um Android, e claro, você deve ter pelo menos 18 anos, e é necessário ter comprovante de renda.
Empréstimo para negativado assalariado
Se você trabalha sob o contrato formal de CLT (Consolidação do Direito do Trabalho), pode conseguir um empréstimo mesmo que esteja em situação negativação.
Além de todos os documentos e comprovantes de renda, você também precisará mostrar sua carteira de trabalho para que o banco saiba que você tem condições de pagar o empréstimo.
Pode ser um salário, extrato bancário ou declaração de imposto de renda para comprovar sua renda mensal. Algumas agências oferecem automaticamente empréstimos salariais com desconto.
Dicas e cuidados antes de solicitar um empréstimo
A principal coisa que você deve fazer é não cair na armadilha. Existem algumas empresas falsas que tentam tirar proveito das pessoas em desespero por estarem negativadas, e logo aplicam golpe e cobram pagamentos adiantados.
Não pague nenhum valor até receber o empréstimo e pesquise bastante antes de fechar o negócio. Você também deve evitar sites que não tenham informações de contato claras, como e-mail e números de telefone.
As taxas de juros tendem a ser mais altas porque as instituições correm maior risco de não conseguir empréstimos de funcionários assalariados que não fazem jus ao seu nome. Por isso, antes de assinar um contrato, pesquise e compare novamente as melhores condições.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!