2021 será lembrado por muitos motivos e, em menos de 48 horas, o ano finalmente dará as boas-vindas ao quarto trimestre. Com o Bitcoin atingindo um recorde histórico no segundo trimestre de 2021, muitos na comunidade esperavam uma alta nas paradas. Um que vai empurrar o BTC além de sua alta anterior de mais de $ 64.000.
Embora algumas das principais narrativas da rede sugiram tal reviravolta, o desempenho potencial do Bitcoin nos próximos três meses precisa ser avaliado com base em reviravoltas históricas, sentimento do investidor e estrutura geral do mercado com relação aos altcoins.
Bitcoin teve um bom desempenho no quarto trimestre ao longo dos anos
Logo de cara , o desempenho histórico do Bitcoin no quarto trimestre encantaria os perma-bulls. Desde o início de 2014, os dois maiores trimestres do BTC em termos de crescimento de preços foram o quarto trimestre de 2017 e o quarto trimestre de 2020. Durante ambos, o preço aumentou 210% e 168%, respectivamente. Em média, o quarto trimestre também superou o desempenho do restante dos trimestres desde 2014.
Outro insight importante do ponto de vista dos investidores é que os detentores de curto prazo atualmente detêm 20% do fornecimento. A relevância pode ser sublinhada pelo fato de que cenários semelhantes foram vistos pela última vez em dezembro de 2018 e março de 2020 - ambos os quais viram fundos de Bitcoin significativos .
Com mais de 80% da oferta atualmente ilíquida, a pressão de venda no longo prazo é insignificante, a menos que haja um dump de mercado atípico.
A euforia enfraquecedora a ser considerada?
Embora os detentores de posições vendidas possam ser indicativos de uma pressão de venda reduzida, os fluxos de câmbio mais elevados para o Bitcoin na semana passada podem implicar que a euforia de alta está se tornando um pouco fraca. Conforme identificado por Santiment, as entradas de câmbio do BTC na semana passada foram em média mais altas do que o normal, exibindo realização de lucros em todos os mercados.
Aqui, a narrativa de uma temporada de altcoins é igualmente essencial.
Durante os dois ralis em 2017 e 2020, o domínio do altcoin estava em baixa, com o Bitcoin acumulando mais de 65% do domínio. Atualmente, o domínio do BTC gira em torno de 40%. Isso significa que as altcoins, coletivamente, têm uma capitalização de mercado mais alta em relação ao maior ativo digital do mundo.
A fim de obter um ímpeto de alta mais alto em favor do Bitcoin, o ativo precisaria subir 50% no domínio antes que haja uma expectativa de uma nova alta do ATH nas paradas.
Com o aumento de DeFi e NFTs, a liquidez no mercado de ativos digitais está mais distribuída do que nunca. E, a concentração de valor em um ativo digital é quase inexistente agora.
Metas - alcançáveis ou não?
De seu ponto de preço do tempo de impressão, um aumento de 55% no quarto trimestre de 2021 permitiria que o Bitcoin atingisse seu maior recorde atual de ~ $ 64.000. Durante os períodos de alta, esse retorno sobre os investimentos não era inédito para o Bitcoin, mas para alcançar a evasiva avaliação de $ 100.000, o BTC precisaria dar um salto colossal de ~ 138%.
Esse seria o terceiro maior salto trimestral do BTC desde 2014. Isso significaria que o BTC teria saltado mais de 100% em 3 trimestres dos últimos seis. Independentemente de seu comportamento otimista, tal estrutura de mercado otimista é inédita.
Portanto, o quarto trimestre pode ficar realmente interessante. A história será repetida com o Bitcoin ou um novo capítulo será escrito.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!