Em um momento em que investidores bilionários estão cada vez mais apostando no Bitcoin e em outras criptomoedas, outros estão se mostrando mais do que difíceis de convencer. Por exemplo, embora o fundador da Bridgewater Associates Ray Dalio tenha desistido de sua crença na moeda fiduciária, ele ainda não tem certeza se o Bitcoin é uma reserva de valor melhor do que o ouro.
Durante uma recente entrevista à CNBC , o executivo reiterou sua posição sobre o Bitcoin. Isso, apesar de Dalio revelar suas próprias participações no passado. Embora ecoando o agora famoso termo “Dinheiro é Lixo”, ele sugeriu que os investidores deveriam buscar a diversificação do portfólio, em vez de manter seus lucros em dinheiro.
Dalio há muito tempo aumenta a conscientização sobre a inflação e suas consequências diretas. Pelo contrário, o Bitcoin é um ativo deflacionário que superou a maioria dos ativos tradicionais ao longo dos anos. De acordo com o executivo, em tal cenário, as alternativas ao dinheiro e aos ativos tradicionais são uma "consideração válida". Até mesmo o Bitcoin pode ser uma “possibilidade”, acrescentou.
É importante notar, no entanto, que Dalio também afirmou que o sucesso do Bitcoin seria prejudicado por uma resistência regulatória.
“É uma conquista incrível ter trazido de onde essa programação ocorreu para onde está no teste do tempo (...) Acho que no final do dia se for realmente bem sucedido, eles vão matá-lo e vão tentar matá-lo . E eu acho que eles vão matá-lo porque eles têm maneiras de matá-lo.
Quando questionado sobre como ele perceberia as notícias de El Salvador, ele explicou:
“Você tem El Salvador assumindo o controle e a Índia e a China se livrando dele. E você tem os Estados Unidos falando sobre como regulamentar isso e ainda pode ser controlado ”.
Aqui, deve ser apontado que a Índia ainda não baniu as criptomoedas. Na verdade, eles provavelmente serão classificados como ativos ou commodities e ainda mais compartimentados com base em seus casos de uso, de acordo com a mídia local. Por outro lado, a China também não baniu totalmente o Bitcoin, apesar de suas fortes reservas.
Em qualquer caso, Dalio acredita que as regulamentações serão a morte da moeda digital devido à sua falta de “valor intrínseco”.
“Há tantas coisas em uma perspectiva histórica que não tinham valor intrínseco e tinham valor percebido. E então ficou quente e ficou frio. Pode ser de qualquer maneira. Você só precisa saber o que é. Podem ser tulipas na Holanda. ”
Parece contraditório, certo? Se o Bitcoin realmente carece de “valor intrínseco”, por que o executivo o possui? Bem, de acordo com alguns, Bridgewater pode em breve estar “se transformando” em criptomoedas. Esses comentários, portanto, são apenas uma maneira de ele ficar do lado certo dos reguladores, acrescentou um analista.
Preston Pysh também criticou o investidor no Twitter por não entender as implicações do Bitcoin para economias em dificuldades.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!