Comprar ou vender um imóvel com bitcoin (BTC) é uma tendência que está crescendo no Panamá. Muitos preferem porque é feito sem intermediação de terceiros e, entre outros motivos, porque é feito sem troca de fundos por fiat, evitando bancos.
“Sim, o comércio de imóveis com bitcoin está acontecendo muito agora, porque muitos novos milionários surgiram com o aumento das criptomoedas. Portanto, esta nova geração busca diversificar seus ativos com a compra de outros bens, como terrenos, casas e apartamentos ”, disse Aldo Antinori, fundador da Câmara de Comércio Digital e Blockchain do Panamá , durante entrevista.
O panamenho acrescentou que muitos dos que hoje têm patrimônio líquido elevado, geralmente preferem fazer suas compras de imóveis com criptomoedas porque, dessa forma, evitam instituições bancárias. A razão para isso é que, no país, operam apenas alguns bancos nacionais ou regionais que não possuem correspondentes internacionais.
É uma das consequências sofridas pelo Panamá pelo fato de que os organismos internacionais classificam o território como paraíso fiscal. “Portanto, se você tentar negociar com uma corretora como a eToro, por exemplo, receberá uma notificação dizendo 'esta região está proibida de negociar com esses serviços'. Isso nos impede de colocar muito dinheiro nessas plataformas ”, comentou Antinori.
Por sua vez, o comunicador Rodrigo Icaza confirmou à CriptoNoticias que, de fato, no Panamá é crescente a tendência de compra de casas com bitcoin. Na verdade, “existem várias operadoras não regulamentadas ou OTC ( Over the Counter ) que atuam como intermediários entre compradores que desejam pagar com criptomoedas e imobiliárias que não as aceitam como forma de pagamento”.
Apartamento de frente para o mar? Eu aceito bitcoin
Um breve tour pela Internet mostra que alguns vendedores de imóveis aceitam bitcoin como forma de pagamento. O site find24 traz diversos anúncios com essas características, entre eles um apartamento de 291 metros quadrados na Costa del Este, à beira-mar.
Em outra publicação, o bitcoin é aceito como forma de pagamento para uma casa na Ilha Margarita, na província de Colón de Panama, enquanto para um estabelecimento comercial na Cidade do Panamá BTC, ethers (ETH), XRP, Cardano (ADA) ou Tether ( USDT).
Nenhum outro site imobiliário especializado com negócios de criptomoeda foi detectado. Pode-se pensar que não há muita concorrência, porém, é possível que os acordos sejam privados.
A advogada Janice Becerra explicou o processo legal que envolve a compra de um imóvel com criptomoedas no Panamá. “Esse tipo de operação é feito com um contrato de swap, ou seja, uma troca de ativos em que se contempla o pagamento de impostos e a posterior transferência da casa, sem ter que converter os recursos em moeda fiduciária ”, disse.
Em todo caso, o Panamá não é o único país onde está em alta a compra de imóveis com bitcoin e outros cripto-ativos, pois, como noticiou recentemente a CriptoNoticias , na Venezuela existem imobiliárias que aceitam criptomoedas como meio de pagamento. Também na Argentina cresce a oferta de imóveis e veículos em troca de bitcoins e criptomoedas.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!