Há alguns anos, o Brasil era conhecido por ser um país de jovens, mas a realidade atual já é outra. O número de idosos no país cresce a cada ano e, consequentemente, há o aumento de cuidados específicos para essa parcela da população, principalmente em profissões como cuidador de idosos, especializações na área da saúde e da geriatria.
O número de idosos no Brasil é de 32,9 milhões, conforme dados divulgados em 2019 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dessa forma, as pessoas com mais de 60 anos no país são maiores do que a população de crianças entre 0 a 9 anos, a diferença é de 6 milhões.
Quer entender melhor a situação dos idosos no Brasil, os desafios, necessidades e direitos dessa população? Então, acompanhe a leitura!
Quais as condições de vida dos idosos no Brasil?
As condições de vida dos Idosos no Brasil IBGE são divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Um dos dados divulgados pelo Idosos no Brasil IBGE é que o Brasil tenha mais pessoas acima dos 60 do que a população com até 29 anos em 2055.
O estado do Sul do país, Rio Grande do Sul, se destaca com o maior número de idosos. A cidade gaúcha com o maior número de idosos é Coqueiro Baixo, a cada 10 pessoas, 3 possuem acima de 61 anos.
Ranking de idosos por estado
Os estados com maior número de idosos no Brasil são:
1. Rio Grande do Sul: com 11,11% da população, fica em primeiro lugar no ranking.
2. Rio de Janeiro: possui 11,04% de pessoas acima dos 60 anos.
3. Pernambuco: com 9,44%, o estado de Pernambuco ficou em terceiro lugar.
4. Santa Catarina: outro estado do sul do país, Santa Catarina possui 9,35%.
5. Ceará: o estado nordestino ficou em quinto lugar, com 9,34%.
Quantos idosos no Brasil 2020?
Em 2020, a população de idosos com idade igual ou superior a 60 anos chegou em 32,9 milhões. E os números tendem a aumentar nos próximos anos, a estimativa é que até 2050, os idosos no país serão 90 milhões, segundo estimativa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com isso, o Brasil será um dos países com a população mais idosa do mundo, ficando em quinto lugar no ranking até 2030.
Essa tendência de crescimento indica que o país terá um recorde de população idosa e, consequentemente, terá que investir em melhorias das condições de vida para essas pessoas, por meio de políticas públicas e também da iniciativa privada, que deve oferecer mais serviços para oferecer melhores condições de vida para pessoas acima dos 60 anos.
Quantos idosos vivem no Brasil?
Atualmente no país, o número de habitantes é de 210 milhões, e as pessoas com 60 anos ou mais representam 37,7 milhões da população brasileira. Os dados são do levantamento realizado pelo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O estudo do Dieese também mostrou como vivem os idosos no Brasil:
Moradia
Grande parte dos idosos no Brasil vivem em residências com outras pessoas, segundo Dieese cerca de 85% da população idosa moram com mais de uma pessoa. A maioria deles mora com os filhos e netos.
Trabalho
Alguns idosos ainda exercem atividades laborais no país, os dados apontam que 18,5% dos idosos no Brasil trabalham.
Renda
Os idosos no Brasil também são importantes para o complemento da renda, segundo os dados, 75% dos idosos contribuem com as despesas da família.
Saúde e necessidades dos idosos
Outras importantes informações também foram coletadas, como o acesso à saúde, por exemplo. Cerca de 32% dos idosos do país possuem plano de saúde e 58% têm comorbidades - duas ou mais doenças juntas e relacionadas à mesma origem.
O envelhecimento da população requer cuidados e atenção a diversas enfermidades que são mais frequentes após os 60 anos.
Doenças mais comuns da população brasileira acima dos 60 anos:
Perda de audição
AVC
Pneumonia
Osteoartrose
Hipertensão arterial
Diabetes
Alzheimer e outras demências
Enfisema pulmonar
Catarata
Sendo assim, profissional como cuidador de idosos será cada vez mais imprescindível e procurado pelo mercado de trabalho. Ter profissionais qualificados para cuidar das necessidades diárias dessa população tende a ser cada vez mais valorizada, seja para os cuidados em domicílio, clínicas, hospitais ou em casas de repouso.
Além de outras profissões da área da saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional. A terapia ocupacional, por exemplo, já é utilizada para melhorar a qualidade de vida dos idosos, a mobilidade e é benéfica para pessoas com Mal de Alzheimer.
Os idosos no Brasil possuem direitos que muitas pessoas ainda desconhecem, além de ter que respeitá-los, conhecer quais são eles permite que as famílias e idosos procurem e exijam que eles sejam cumpridos, seja pelos órgãos públicos ou sociedade.
Principais direitos dos idosos no Brasil:
Envelhecimento sadio: o Estado deve permitir que a população envelheça de maneira saudável, com acesso a saúde e políticas públicas que garantam o seu bem-estar.
Sustento: os idosos que não tiverem como se sustentar, conforme Lei Orgânica da Assistência Social, terão direito a 1 salário mínimo mensal.
Gratuidade: os idosos possuem direito a gratuidade a medicamentos, tratamento médico e próteses de habilitação ou reabilitação.
Moradia: prioridade no acesso a imóveis de programas habitacionais. Moradia em instituições da esfera pública ou privada.
Atendimento domiciliar: idosos doentes e incapacitados de irem até o posto de saúde, devem receber atendimento domiciliar realizado pelo SUS.
Respeito: direito à inviolabilidade da sua saúde mental, física e moral.
Deveres da sociedade com os idosos no Brasil:
Garantir a gratuidade nos transportes coletivos aos idosos acima dos 65 anos
Reservar 10% dos assentos em transportes coletivos aos idosos
Reservar 5% das vagas em estacionamentos aos idosos
Permitir o acesso à educação, saúde, convivência com a família e comunidade
Capacitar pessoas para atuarem como profissionais para atendimento e habilidades
Garantir a dignidade
Coibir tratamento violento, constrangedor e atos de violência ao idoso
Entre outros diversos deveres que a sociedade tem com os idosos do país
A sociedade tem o dever de direcionar cuidados especiais e adequados aos idosos no Brasil. Com isso, deve aumentar as oportunidades do mercado de trabalho para os profissionais que atuam nesta área, promovendo uma longevidade e qualidade de vida a essa importante parcela da população brasileira.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!