Aprenda a se preparar antes de estudar fora do país


O diploma estrangeiro ainda é motivo de muito orgulho para alguns e objeto de desejo para vários outros. Mas, no impulso, é normal se esquecer que há procedimentos e documentos necessários.  



O Brasil possui muitas faculdades e universidades renomadas, das quais o acesso é cobiçado, rigoroso e, por isso, concorrido. Por outro lado, há motivos para se aspirar a formação no exterior. 


Podem ser vários e normalmente bem pessoais. Vão desde uma identificação com determinada instituição, prestígio acadêmico ou até intimidade ou empatia com a história da cidade em que está localizada.


Há também a possibilidade de estar focando a que foi considerada melhor opção para determinado curso ou área de conhecimento.


O sonho de se formar no exterior ou fazer um intercâmbio é mais comum do que parece. É um objetivo traçado por muitos brasileiros, que infelizmente ainda tentam de forma desorganizada, sem agendamento ou planejamento.


Portanto, saiba se antecipar aos requisitos para não chegar despreparado ou ser recusado pela instituição.  

Como se preparar para a graduação no exterior

Parece óbvio, mas o básico - que seria a documentação, é separada sem a devida orientação. Devido isso, é necessário descobrir passo a passo o que deve ser feito antes mesmo de sair do Brasil.


O primeiro passo é conhecer melhor o lugar que deseja ingressar, o país. Com a internet tudo fica mais fácil.


O ponto de partida para a pesquisa é o da questão imigratória. Saiba que cada lugar terá sua própria exigência com relação a isso.


Nos EUA, por exemplo, os estudantes deverão possuir o chamado green card (visto permanente para imigrantes) ou o visto de estudante, cada um com suas devidas restrições e peculiaridades. Já para o Canadá, outro exemplo, um dos modos mais populares é através do Express Entry, uma espécie de programa para residência permanente no país em que o candidato deverá ter seu cadastro aceito atendendo a todos os critérios.


Então o ideal é saber todas as formas de acesso legal ao país. Entrar no site do governo federal, pesquisar as exigências e identificar se está apto para respondê-las.  


Feito isso, e com a certeza de cumprir tudo o que o processo imigratório pede, o segundo passo é a instituição de ensino tão sonhada. 


Tente entrar em contato com a secretaria que atende ao curso que pretende fazer, isso seria o mais adequado. Caso haja dificuldade recorra a um ou alguns professores que lecionam na faculdade. 


Este contato pode ser feito através de email, mas, dependendo do caso, também pode ser realizado pelas redes sociais. Lembre-se de manter uma postura sempre cordial e respeitosa mesmo que em um ambiente virtual informal. 


Uma boa opção nesse segundo caso é através do LinkedIn, que diferente das demais mídias possui um foco profissional, incluindo para o meio acadêmico. Nele é possível encontrar as principais instituições de ensino ao redor do mundo. 


Feito esse contato ou pesquisa, as informações mais importantes a se conseguir serão os prazos e a lista de documentos.


Só com estes dois respondidos e antecipadamente cumpridos é que a viagem será viável e os estudos estarão praticamente garantidos. Obter a aprovação da instituição e do país é o que dará toda a garantia.


Algo capaz de oferecer muita ajuda é tentar contato com algum aluno que já esteja estudando lá. Às vezes a opinião de um brasileiro é melhor ainda, alguém que esteja ou que cursou na faculdade pesquisada.


Desde brasileiros intercambistas, quanto residentes definitivos, toda colaboração com informações será bem vinda, pois cada país recepciona de uma maneira diferente de acordo com sua própria política imigratória.

Quais os documentos necessários

Assim como cada país terá sua própria lista de requisitos para aceitar imigrantes, cada ambiente de educação formal terá os seus também, mas de modo geral todas exigirão:


  • Documento de identificação; 

  • Certificados;

  • Diplomas;

  • Grade curricular de cursos concluídos; 

  • Todo o histórico escolar. 


Isso serve para qualquer lugar de ensino em qualquer canto do mundo, valendo também para o caso de estrangeiros que desejam estudar no Brasil.


É importante dizer que todos os documentos, seja para imigração, para estudar ou qualquer outra finalidade, deverão acompanhar sua devida tradução juramentada. Uma tradução especial na língua nativa do país que corrobora toda a autenticidade e valor do documento original.


Portanto, procurar quem faça boas traduções desse tipo fará parte de todo o processo e exigirá uma enorme segurança por parte dos profissionais envolvidos. 


Tenha em mente todos os detalhes que a parte financeira e documental pedirá. Deixar tudo devidamente anotado e com o tempo cumprir é o jeito mais prático de realizar esse sonho e vislumbrar ele aos poucos sem ser pego de surpresa ou ficar frustrado.


E, por mais que pareça óbvio, considere também que alguns países realizam prova de proficiência no idioma para confirmar que o interessado está apto a se comunicar e possui certo conhecimento cultural.


Para melhor visualizar tudo isso, crie um cronograma à sua maneira mencionando todos os pormenores de cada um dos seguintes fatores:


  • Questão imigratória - cadastros, taxas, comprovações, programas nacionais de intercâmbio ou de recepção de imigrantes;

 

  • Linguística - fluência na língua e exame de proficiência;

 

  • Financeiro - Comprovação de renda, valor de viagem, taxa de inscrição, valor do curso, etc.;


  • Estudantil - Inscrição, verificação de programas de bolsa, matrícula, etc.;


  • Estadia - Onde e como residir, trabalhos ou meios de gerar renda, locomoção, etc.


Já que este é um planejamento que acaba mudando uma vida inteira, não é algo para se fazer de uma hora para outra. Requer meses, às vezes, anos de preparo e economia, mas que compensarão cada dia de espera para alguém que tem seus objetivos bem traçados.

Deixe Seu Comentário ou Feedback

Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links


Atenção: O Seja Hoje Diferente tornou-se uma base de dados valiosa para estudos e uma fonte inspiradora para a criação de novos conteúdos por influenciadores e blogueiros, alimentando um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento. Vale lembrar que 99% do nosso conteúdo é exclusivo, e permitimos a cópia total ou parcial desde que a fonte SejaHojeDiferente.com seja devidamente mencionada e indicada, mantendo assim a ética e o profissionalismo. Sua retribuição é importante! Se você se beneficiou com nosso conteúdo, considere compartilhar em suas redes sociais e grupos, e, se possível, apoiar através do nosso café diário.


Increase Alexa Rank