Nada melhor do que ter um animal de estimação para alegrar o seu dia a dia. Mas antes de trazer o seu novo melhor amigo para casa, é necessário adaptar apartamento, para que o animal tenha um espaço adequado e você não se depare com grandes transtornos.
No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas de como adaptar o seu apartamento para a chegada de um cachorro. Dessa forma, é possível ter um espaço apropriado e confortável, tanto para você quanto para o seu pet. Acompanhe a leitura!
1 - Conheça as regras do condomínio
Antes mesmo de trazer o seu cachorro para o apartamento, vale a pena conhecer as regras do condomínio, para não sofrer nenhuma penitência por falta de atenção.
Importante ressaltar que nenhuma assembleia condominial pode proibir que os moradores tenham animais de estimação, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, é importante que o tutor seja responsável e garanta que o cão não represente riscos à saúde, segurança ou cause incômodo ao sossego dos vizinhos. Inclusive, para os cachorros dóceis, é dispensável o uso de focinheira nas áreas comuns.
Uma dica para não causar nenhum transtorno no condomínio é realizar os exames laboratoriais para cachorro. Assim, você pode verificar se o seu animal está saudável e não apresenta riscos à saúde das pessoas e outros bichinhos de estimação.
Caso você seja ameaçado por outro morador ou seja proibido de frequentar as áreas do condomínio (como ter acesso ao elevador com o seu cachorro), é possível abrir um boletim de ocorrência contra o autor, configurando como constrangimento ilegal (Decreto no 2848).
2 - Priorize a segurança
A segurança é fundamental para os cachorros. Afinal de contas, eles são brincalhões e animados e, por conta disso, podem acabar se envolvendo em acidentes - ainda mais se o seu apartamento não está adaptado para recebê-los.
A dica é começar pelas áreas abertas. Se você mora em apartamento, vale a pena instalar uma tela de proteção janela, bem como nas janelas. Isso evita que o seu cachorro caia ou fuja de casa.
Além disso, algumas outras recomendações de segurança são:
Guarde os produtos de limpeza em local fechado;
Não deixe vasos, copos e utensílios de vidros pela casa;
Evite deixar cabos elétricos expostos;
Não tenha plantas nocivas à saúde dos animais.
Ou seja, antes de levar o seu cachorro para casa, dê uma olhada em todo o seu apartamento. Afinal de contas, a segurança vem sempre em primeiro lugar.
3 - Cuidado com os pisos escorregadios
Fora a aplicação de tela de proteção para apartamento, bem como todos os outros cuidados em relação à segurança do seu animal, é necessário ter atenção ao piso.
Não estamos falando que você precisa trocar todo o revestimento do seu apartamento, mas se na área em que o seu cachorro vai ficar o piso é muito escorregadio, é preciso buscar alguma solução para evitar acidentes.
As patas dos cachorros, por conta de suas unhas, não se adaptam tão bem aos revestimentos muito lisos. Sendo assim, a dica é escolher um material um pouco mais poroso, mas que ao mesmo tempo seja fácil de lavar.
O piso vinílico antiderrapante é uma excelente alternativa. Hoje em dia, dá para encontrá-lo em vários modelos, inclusive em materiais que imitam madeira.
Ou seja, além de um revestimento seguro para o seu cachorro, você ainda tem um piso moderno, fácil de limpar e extremamente sofisticado.
4 - Separe um espaço só para o cachorro
É importante que o cachorro tenha um cantinho só dele, para fazer suas necessidades, se alimentar e descansar. Para os apartamentos pequenos, esse espaço irá facilitar a sua limpeza, evitando que o animal suje todos os cômodos.
Para acostumá-lo, uma dica é colocar os famosos tapetes higiênicos. Dá para prendê-los com adesivo lacre de segurança ou qualquer outro tipo de fita adesiva. Dessa forma, aos poucos, o cachorro vai entendendo onde pode se aliviar.
De acordo com muitos veterinários, os cachorros não gostam de comer em áreas muito próximas onde defecam. Por esse motivo, tente encontrar um espaço para o banheirinho do seu cão e outro para as refeições.
Também é importante comprar os utensílios adequados, que fazem parte do cotidiano do seu cachorro, como: recipientes para água e comida, escova para pelos, uma caminha, entre outros.
Os brinquedos também são muito importantes, pois eles garantem a diversão do cachorro e evitam o estresse. Afinal de contas, nem sempre temos todo o dia disponível para brincar com eles, então é preciso contar com alguns acessórios.
Tudo isso irá facilitar a adaptação do seu bichinho de estimação.
5 - Tenha uma rotina de limpeza
O local onde o seu cachorro urina e defeca deve ser limpo todos os dias. De preferência, aconselha-se não deixar o xixi secar, pois ele pode impregnar no local, causando o mau cheiro em todo ambiente.
Além do mais, é preciso manter a limpeza dos recipientes e dos brinquedos do seu cão. Isso evita a proliferação de bactérias que podem causar problemas à saúde do animal.
6 - Conheça a sua vizinhança
Conhecer a vizinhança é uma forma de avaliar se o bairro tem estabelecimentos próprios para o seu cachorro, como uma clínica veterinária 24hrs. Dessa forma, você saberá onde correr, caso precise de um atendimento de emergência.
Fora isso, também é possível encontrar locais para passeio com o seu cão, já que as caminhadas com o seu pet estimulam a socialização com outros animais, eliminam o estresse (ainda mais se o apartamento for pequeno) e ajudam os cachorros na prática de exercícios.
A dica é levá-lo para passear uma vez ao dia. Mas dependendo do porte do seu cachorro, é preciso sair com ele mais vezes. Afinal de contas, quanto maior é o tamanho do cão, mais espaço ele precisa para correr e brincar.
7 - Não deixe o seu cachorro trancado
Se você quer cuidar bem do seu melhor amigo, saiba que ele não pode ficar o tempo todo trancado no apartamento. Por isso, além de levá-lo para passear, vale a pena conhecer alguns outros serviços para cães.
Alguns condomínios contam com um pet place, que é um espaço próprio para os animais de estimação. Assim, os moradores podem levar seus cachorros para socializar com os outros bichos da vizinhança e se divertirem um pouco.
Os pet places são cercados, seja com divisória vidro ou cercas. Isso também evita a fuga acidental dos animais.
Mas se esse não é o caso do seu condomínio, a recomendação do passeio é sempre válida. Afinal de contas, se nós já não gostamos de ficar em casa, imagina nossos bichos de estimação!
Então, para evitar que o seu cachorro fique mal e irritado, leve-o para passear - e também é uma excelente maneira de incentivá-lo a urinar e defecar fora de casa.
Uma dica para quem trabalha muito tempo fora é procurar uma creche para cachorro. Hoje em dia, há muitos serviços especializados desse tipo, em que é possível oferecer um pouco de diversão para os animais e evitar o estresse.
8 - Tenha calma com o seu pet
Nem sempre é tão simples assim adaptar o seu apartamento para a chegada do seu novo amigo. Além de realizar todas as mudanças necessárias, é preciso ter em mente que o cachorro leva um tempo para se acostumar com o local.
Ainda mais para os cães, já que eles adoram a rotina. O sistema deles funciona como um reloginho, por isso, no caso de mudanças, ele irá perceber na hora.
Então, tenha calma com o seu pet. Por mais que você esteja cheio de tarefas, conciliando o seu trabalho com os cuidados do apartamento, tente manter a rotina do seu cachorro ao máximo. Se ele for um filhote, é mais fácil, porém mesmo assim é um pouco trabalhoso.
Caso você tenha adotado um bichinho, vale a pena perguntar para o responsável como era a rotina antes da adoção. Aos poucos, você irá conseguir adaptar o cachorro para se sentir muito confortável em seu novo lar.
Conclusão
Ter um cachorro em casa é uma grande alegria. No entanto, vale dizer que é preciso adaptar o seu espaço para receber o animal, ainda mais se você mora em apartamento.
O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como você pode adequar a sua casa para a chegada do seu melhor amigo. Lembre-se de ter calma. Afinal de contas, o pet também precisa de um tempo de adaptação.
Aos poucos, você verá que o seu cachorro vai amar passar cada minuto no novo apartamento e a sua vida vai se encher de alegria!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!