Entenda como funciona um teste vocacional e a importância de realizá-lo para a escolha correta da sua carreira e da profissão a ser seguida.
Apesar dos jovens, pelo menos a maioria, terminarem o Ensino Médio com 17 ou 18 anos, ainda assim parece ser muito cedo para decidir qual caminho profissional gostariam de seguir pela vida adulta. Por isso, muitos recorrem a testes vocacionais para auxiliar nessa escolha.
Entretanto, os benefícios dessa ferramenta não terminam aí e são variados, principalmente para quem não tem ideia de qual área seguir. O objetivo de escolher qual a melhor carreira para seguir, normalmente está relacionado a principal dúvida entre aqueles que estão iniciando os estudos para exercer uma profissão: como alcançar independência financeira?
Para ajudar a encontrar essa resposta, realizar um teste vocacional pode ser uma boa saída. Pois, como dissemos, ele vai além de te ajudar a escolher uma profissão e fornece muitas outras informações, as quais, podem auxiliar a decidir a sua faculdade e qual área seguir.
Muitas pessoas
não confiam nos resultados desse teste, justamente porque não entendem que a
resposta não é tão simples de ser apresentada. Assim, dificilmente você
descobrirá exatamente o seu cargo dos sonhos através do resultado de um teste
vocacional.
Como
funciona um teste vocacional
Certamente você já se deparou com diversos sites que oferecem testes vocacionais gratuitos que qualquer um pode fazer e receber o seu resultado na hora.
Apesar de ser positivo para o teste - e para aqueles que têm dúvidas quanto à carreira profissional futura - que eles tenham se popularizado, por outro lado se torna mais difícil oferecer resultados mais detalhados e que tenham verdadeira relevância para os estudantes.
Isso porque o mais indicado é realizar uma orientação vocacional junto a um profissional da área da psicologia, o qual, seja treinado para fazer a correta condução do teste e analisar os resultados junto do interessado.
Atualmente,
existem diversas empresas especializadas em oferecer esse serviço, mas você
também pode realizar junto a um psicólogo de confiança.
Etapas
da orientação vocacional
A orientação
vocacional é realizada conforme etapas pré-definidas e com objetivos
determinados de acordo com os profissionais de psicologia.
Primeiro
momento
O primeiro momento do teste vocacional é uma conversa com o psicólogo designado - seja da empresa contratada ou algum profissional indicado. Em seguida, você participa de dinâmicas, entrevistas e exercícios determinados e com direcionamento.
Levar todos esses
passos com seriedade ajuda os profissionais a descobrir quais são os seus
interesses e se eles são compatíveis com as suas aptidões.
Segundo
momento
Em seguida, também é necessário determinar quais as expectativas de cada um. Além disso, detectar quais são as vontades das pessoas e que tipo de influência a família exerce, também são pontos importantes.
Após a coleta de
todas essas informações, algumas possibilidades de carreira são apresentadas ao
participante.
Terceiro
momento
A partir desse momento, no qual, a pessoa entrevistada já tem conhecimento sobre as possíveis carreiras, é promovido um encontro com profissionais da área para que ela conheça o dia a dia da profissão.
Essa etapa, junto de mais informações sobre o mercado de trabalho, é imprescindível para alinhar as expectativas com a realidade e ajudar o participante da orientação a se preparar para o futuro.
Por fim, no final
do processo, o profissional também tem a liberdade de apresentar algumas
carreiras e profissões até então desconhecidas para quem faz o teste, de acordo
com o seu perfil.
Objetivos
do teste vocacional
É importante ter em mente que o teste vocacional não irá dizer exatamente qual a melhor profissão para você seguir. Isso porque essa é uma decisão muito complexa, que envolve mais fatores do que imaginamos.
Entretanto, realizar uma orientação vocacional é interessante para ter uma melhor noção sobre qual a melhor área para você e conhecer novas profissões que podem ir além daquelas mais tradicionais, como médico, engenheiro e advogado.
Por incrível que pareça, muitas pessoas ficam perdidas pois não se encaixam nessas profissões mais populares e não conhecem outras possibilidades de boas carreiras que podem ser igualmente ou até mais rentáveis e seguras do que as citadas.
Assim, o objetivo principal desses testes é auxiliar qualquer pessoa que esteja perdida em relação à qual área de interesse é mais indicada para a sua personalidade.
Dessa forma, o
teste vocacional ajuda os participantes a conhecerem a si mesmos ao mesmo tempo
que indica algumas profissões que se encaixam no perfil determinado, de maneira
totalmente consciente das expectativas, limitações e aptidões de cada um.
Resultados
do teste vocacional
Também é importante destacar que o teste vocacional pode ser feito por qualquer pessoa, esteja ela em dúvida ou não sobre a sua carreira profissional.
Pois, ao realizar uma orientação desse tipo, você pode abrir o seu leque de opções profissionais e encontrar pontos que podem melhorar para avançar na sua carreira.
Dessa forma, é possível perceber que o objetivo do teste vocacional foge um pouco do imaginário comum das pessoas. Os resultados vão muito além do que apenas indicar uma profissão para seguir e podem te ajudar até mesmo a crescer na sua carreira já consolidada.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!