Um veículo pode tornar a vida de uma pessoa mais confortável, mas tem um custo bem alto
Estratégias para comprar um carro de maneira segura financeiramente
Um carro zero quilômetro é um sonho para muitos brasileiros. Ter autonomia para se locomover de um lugar para outro com bastante conforto é um grande privilégio. Mas não é um privilégio barato. É preciso se planejar muito para fazer essa aquisição.
Um carro, atualmente, é um bem material bastante caro. Para adquirir um veículo novo em 2020, será preciso desembolsar pelo menos R$ 30 mil. Não é um valor fácil de ser juntado. Será preciso muito esforço e dedicação.
Para não se complicar e ficar cheio de dívidas, foi feita uma lista com dicas para auxiliar a realizar o sonho de um automóvel. Muitas pessoas não tomam cuidado e acabam ficando preso em um enorme pesadelo.
Pesquisa
Ao ver que o mercado de carros zero quilômetros ser bem caro, muitas pessoas procuram por veículos usados e que já estejam no mercado há alguns anos. Para escolher um produto de qualidade, é preciso muita pesquisa para não cair em enrascadas.
Muitas pessoas não tomam os devidos cuidados, como consultar a placa de um carro, a documentação, o histórico de proprietários ou se houve troca de peças.
Por conta disso, os custos podem se elevar ainda mais. Trocar uma peça, ajustar a documentação ou trocar a placa. Tudo isso eleva o preço do produto. Se não estiver bem planejado, esses custos a mais podem te prejudicar.
Burocracia
Como quase tudo no Brasil, há uma grande burocracia na hora de comprar um carro. Principalmente na hora de fazer a documentação.
É preciso reconhecer firma do documento de transferência, fazer a inspeção veicular e pagar possíveis dívidas, como IPVA e Licenciamento.
Tudo isso tem um custo. Nada é de graça. Parte das suas economias devem estar direcionadas para os documentos.
Economia
Todos querem uma Ferrari. Mas não é possível comprar uma se suas economias são para um Volkswagen. Se quiser um carro de mais alto padrão, terá que economizar dinheiro e ser bastante disciplinado.
A dica para isso é, além de economizar, é começar a investir. Como possui um objetivo bem definido, que é comprar um carro, não precisa fazer investimentos de alto risco. Procure por opções mais conservadoras que possam te dar um bom retorno e com poucas chances de perda. Isso poderá te ajudar a juntar dinheiro de maneira mais rápida.
Cuidado com o parcelamento
A maioria das pessoas não conseguem pagar um carro a vista. Como foi dito, não é um bem barato. Mas tome cuidado na hora de parcelar o veículo. Com os juros, o preço do veículo pode praticamente dobrar.
E se já é difícil juntar dinheiro para comprar um carro, imagina para dois. Isso poderia prejudicar demais a sua vida financeira, acumulando dívidas e afetando outras áreas da sua vida.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!