Peças que não fazem falta para você podem ajudar uma pessoa que está passando frio.
O Brasil ainda é um país extremamente desigual. O resultado disso é que, enquanto uns têm muito mais do que precisam para viver, outros não têm o mínimo. Quando faz frio, muita gente não tem nem sequer algo para se cobrir.
São Paulo tem uma das maiores populações de rua do mundo, são mais de 24 mil indivíduos, segundo o Censo de 2019. Nos dias mais rigorosos do inverno, não é raro ver casos de pessoas que chegam a morrer de hipotermia no noticiário.
Enquanto isso, muitos de nós temos vários agasalhos e cobertores que não usamos em casa e, muitas vezes, nem lembramos que estão lá. Se esse é o seu caso, que tal exercer a sua solidariedade e doar esses itens para quem mais precisa?
Na capital paulistana,
há várias iniciativas permanentes e temporárias, que arrecadam roupas e
cobertores, distribuindo esses itens para quem precisa. Para doar, geralmente,
é só levar o material a algum dos pontos de coleta espalhados pela cidade.
Exército da Salvação
Além de roupas e agasalhos, o Exército da Salvação recolhe móveis, livros, utensílios, eletrônicos e praticamente qualquer outro item em bom estado que você tenha para doar. Uma das vantagens dessa organização é que ela tem uma equipe que pode buscar os objetos na sua casa, em horário agendado.
Tudo é enviado para bazares beneficentes, revertendo o
dinheiro para custear as ações da organização. Durante o inverno, além dos
bazares, eles promovem campanhas de distribuição de roupas e agasalhos tanto em
São Paulo, quanto no Rio de Janeiro.
Campanha do Agasalho da ACSP
Promovida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esta é uma das campanhas mais tradicionais da cidade. Em 2020, foi uma das únicas que aceitou cobertores e agasalhos usados, pois os organizadores se comprometeram a higienizar tudo antes de doar.
SP Invisível
A ONG, que atua com moradores de rua, aceita doações de
roupas e agasalhos o ano todo. Para saber onde doar, basta entrar no site
deles, que também tem uma loja virtual, cuja renda vai para ajudar os projetos.
Pastoral do Povo de Rua
Sob coordenação do Padre Júlio Lancelotti, famoso pelo seu trabalho com a população de rua, a Pastoral também recolhe roupas, meias, toucas, cobertores e agasalhos para doação.
As doações podem ser feitas na sede deles, que fica na Rua
Taquari, na Mooca. Também é possível contribuir com quantias em dinheiro, que
custeiam a compra de itens novos.
Inverno Solidário
Esta é uma campanha organizada pela Prefeitura de São Paulo, que acontece nos meses que antecedem o inverno e durante a estação mais fria do ano. Nela, são disponibilizadas caixas de coleta em vários pontos da cidade, como estações de metrô.
Também é possível doar na sede do Fundo Social de São Paulo.
Os itens são distribuídos em hospitais e centros de acolhimento em todo o
Estado.
Entrega por SP
O grupo de mobilização social prega uma convivência mais harmoniosa e solidária entre quem vive desabrigado e aqueles que têm moradia fixa. Eles distribuem kits com itens doados para a população de rua durante as ações, coordenadas por voluntários, durante todo o ano.
No momento, é possível doar meias e agasalhos por meio de uma
compra on-line no site do Entrega por SP, em que também é possível conhecer
mais sobre o trabalho do grupo.
Anjos da Noite
A ONG conhecida por distribuir alimento para os moradores de rua também recolhe roupas e agasalhos para essa população. É possível doar na sede da associação, que fica próxima ao metrô Artur Alvim. O grupo está sempre à procura de voluntários, que possam doar tempo ou dinheiro para as ações.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!