Mesmo sendo fáceis de lavar e secar, essas peças exigem alguns cuidados para garantir maior duração.
Roupas de academia são as mais indicadas para a prática de atividades físicas por garantirem conforto, flexibilidade e maior absorção de suor em comparação a outras vestimentas, além de serem fáceis de lavar e rápidas de secar.
No entanto, algumas delas podem não durar por falta de alguns
cuidados na hora de colocá-las na máquina de lavar. Por isso, confira algumas
dicas do que fazer para lavar essas roupas leves e práticas sem danificá-las.
Deixar secar
Mesmo se sentindo exausto ao chegar em casa, não esqueça essas roupas dentro da mochila. O primeiro passo para garantir uma maior durabilidade é deixá-las secar antes de colocá-las no cesto de roupa suja ou na máquina. Sem fazer isso, elas vão ficar com mau cheiro e podem desenvolver mofo, contaminando outras peças que serão lavadas conjuntamente.
Por isso, ao chegar da academia, estenda as roupas e as
retire somente no dia seguinte. Se estiver chovendo, deixe as peças secando em
algum ambiente seco no interior da casa — coloque-as no varal somente quando a
chuva passar.
Ler as instruções
Assim como qualquer outra vestimenta, roupas de treino possuem instruções de lavagem nas etiquetas. Se você é daquelas pessoas que nunca param para ler essas instruções antes de lavar, comece a fazer disso um hábito para garantir maior durabilidade das suas peças. Esteja atento a cada símbolo presente nas etiquetas e, na dúvida, pergunte aos vendedores o melhor jeito de lavá-las.
Alguns símbolos bastante frequentes nas etiquetas são; uma
mão em uma tigela com água — que indica que a peça só pode ser lavada à mão, um
líquido com o número 70 — que mostra a temperatura máxima da água que deve ser
usada, e um X sobre um recipiente com
líquido — que sugere que a roupa deve ser lavada a seco.
Lavar à mão
O mais recomendado é lavar esse gênero de roupa à mão e sabão de coco neutro, já que a máquina de lavar pode danificar as fibras dos tecidos e retirar a moldagem de cada peça. Como são roupas leves e práticas, é rápido de lavar e secar. Terminada a lavagem, esprema as roupas — não as torça, assim aumenta sua vida útil.
Se você não tem tempo e prefere usar a máquina de lavar,
utilize o ciclo de roupas delicadas e coloque cada peça em um saco protetor
específico para lavagens. Outra recomendação é não centrifugar as peças e
colocá-las do lado avesso na máquina. Para evitar a alteração de cores, lave
separadamente as peças coloridas das brancas.
Água fria e sem amaciante
Qualquer que seja o método de lavagem escolhido, é importante utilizar água fria e não adicionar amaciante, pois eles podem formar uma barreira nas fibras de poliéster e elastano, fazendo que a roupa reduza a circulação de ar durante a atividade.
Se você não consegue dispensar o amaciante, opte pelo duplo enxágue para reduzir a absorção do produto pelas fibras da roupa. Uma boa dica para retirar o mau cheiro é adicionar um pouco de vinagre às roupas de academia na hora de lavar.
A luz solar costuma desbotar essas roupas, além de danificar suas fibras. Também não é recomendado colocá-las em secadoras. Por isso, o melhor jeito é deixá-las secar em um lugar arejado, com sombra.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!