Brinquedos “antigos” ajudam a desenvolver diversas habilidades na turminha. Confira algumas sugestões de como estimulá-las
Quando o assunto é presentear o público infantil, muita gente acaba optando por comprar bonecos de personagens da moda ou jogos extremamente comerciais, e não há problema nessas escolhas.
Contudo, na hora de buscar um presente para crianças entre dois e oito anos,
é importante saber que, por meio dos brinquedos, podemos estimular o
desenvolvimento cognitivo, espacial e emocional delas. Por isso, escolher bem o
que será dado a esta turminha é uma tarefa importante.
Importância do brincar
A brincadeira é um treino para a vida adulta e uma forma importante de desenvolver diferentes capacidades da criança, como percepção espacial, coordenação motora, agilidade e flexibilidade.
Por meio do brincar, a criança aprende a dividir tanto o espaço, quanto o brinquedo, estimular a imaginação e a afetividade, socializar, expressar seus sentimentos, fixar memórias, ter atenção/concentração e até imitar.
A brincadeira é, portanto, uma ferramenta de educação e deve ser sempre estimulada por pais e professores. A criança jamais deve ser privada desse recurso tão fundamental para a vida, e os brinquedos não precisam ser caros ou tecnológicos, pelo contrário!
Muitos brinquedos “antigos”, simples e coloridos, são
importantes auxiliares do processo educativo. Confira algumas opções e entenda
como eles colaboram com o desenvolvimento infantil.
Quebra-cabeça
A criança precisa de atenção, foco e coordenação para montar um quebra-cabeça. É preciso adequar a quantidade de peças à faixa etária e, sob a supervisão dos pais ou educadores, este brinquedo se torna uma ferramenta importante de desenvolvimento cognitivo.
O quebra-cabeça ajuda, indiretamente, no desenvolvimento da
autoestima infantil, pois dá à criança a satisfação de montar algo difícil
sozinha. É um estímulo bacana para a personalidade.
Dominó
O jogo de dominó ajuda na socialização e até na aprendizagem de matemática. Há estudos de caso de como o brinquedo ajudou alunos dos ensinos fundamental e médio na aprendizagem de fração e potenciação dos múltiplos e divisores.
Com o contexto lúdico, fica mais fácil para a criança
compreender e memorizar o que está aprendendo. Muitas vezes, ela vai levar
consigo o aprendizado para sempre, justamente porque aprendeu de uma forma
incomum.
Jogos de encaixar
Para as crianças pequenas, este é um brinquedo ótimo, em diferentes formatos, cores e contextos de aplicação, que proporciona o desenvolvimento cognitivo e a coordenação motora.
Os jogos de encaixar ainda possibilitam que a criança
compreenda que os itens podem ser colocados dentro e fora, em cima e embaixo,
além de outras peculiaridades simples, mas que ajudam a criar sua visão de
mundo, em especial, aos menores de três anos.
Frutas de velcro
Meninos e meninas podem se divertir e aprender muito com esse brinquedo educativo e colorido. Frutas e verduras de madeira ou plástico, coladas com velcro, possibilitam que a criança aprenda o nome dos vegetais e sua importância nutricional.
Também dá para ensinar um pouco de matemática simples com
esse brinquedo, mostrando o que é fração e divisão. Ainda é possível estimular
a socialização ao pedir para as crianças compartilharem o brinquedo ou
motivá-las a colocar o elemento lúdico dentro do contexto da brincadeira
(mercadinho, casinha, etc).
Jogo da memória
Por meio de cartas ou peças de madeira, este brinquedo demanda atenção da criança e ajuda sua memória a ser fixada. O jogo pode ser usado sozinho ou em grupos de pessoas, facilitando a socialização.
A brincadeira ainda pode trazer informações educativas, como
antônimos, sinônimos, animais, frutas e muito mais, e fazer parte de um momento
familiar, fortalecendo o vínculo afetivo com a criança.
Fantoches
Simples, esse brinquedo estimula a imaginação, a memória e a criação de estórias e narrativas. A criança pode ser a narradora da brincadeira, o que ajuda na socialização, na oratória e na desinibição, ou a espectadora, desenvolvendo foco e memória.
O fantoche pode ser usado sozinho ou fazer parte de um momento com o outro, um amigo, irmão, pais e cuidadores, por exemplo. Feitos de tecidos, eles podem aparecer em diferentes personagens e modelos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!