Intrepetação de Sonhos, Válida ou Inutil?
Os humanos ficaram fascinados por sonhos e descobrindo o que essas aventuras noturnas podem significar para toda a nossa história.
O médico grego Hipócrates, aclamado como o pai da medicina moderna, acreditava que os sonhos eram um indicador de doença oculta no corpo.
Governantes antigos e mentes militares, incluindo Alexandre, o Grande, Aníbal e Genghis Khan, tomaram decisões estratégicas baseadas na interpretação de seus sonhos.
O psicanalista Sigmund Freud escreveu famosa um livro apropriadamente intitulado A Interpretação dos Sonhos, no qual afirmou que os sonhos são reflexos de pensamentos e sentimentos que o ego normalmente reprime.
Hoje, as crenças sobre o significado dos sonhos são tão diversas como sempre: as teorias principais incluem que os sonhos são comunicação do cérebro, uma forma de dados funcionais e memórias conscientes ou subconscientes em ação.
O
que acontece durante os sonhos?
Os cientistas estudaram intensamente a atividade cerebral durante o sono, a fim de entender mais sobre os mecanismos por trás do sonho.
Embora algumas funções e processos ainda sejam desconhecidos, os pesquisadores conseguiram coletar muitas informações com base nas partes do cérebro que "acendem" quando os indivíduos estão sonhando.
O centro límbico, a parte do seu cérebro responsável principalmente pelo controle das emoções, é a parte mais ativa do cérebro durante um sonho.
Simultaneamente, a parte do cérebro que controla a lógica e a razão, o córtex pré-frontal dorsolateral, é suprimida, e é por isso que sonhos que parecem perfeitamente lógicos enquanto sonhamos soam absurdos quando tentamos recontá-los mais tarde.
Os
intérpretes dos sonhos são legítimos?
Graças à Internet, descobrir o que seu último sonho significa pode estar apenas a uma pesquisa do Google ou não.
Muitos livros e sites dedicados à interpretação ou análise de sonhos são baseados em crenças sobre símbolos e motivos que são amplamente atribuídos ao trabalho do contemporâneo e psicanalista de Freud, Carl Jung..
O trabalho de Jung foi construído sobre teorias sobre arquétipos e inconsciente coletivo, uma forma de "memória ancestral" que reflete experiências ao longo da evolução humana.
Grande parte do trabalho de Jung ainda é respeitado atualmente, mas o problema de usar suas teorias como base para a interpretação universal dos sonhos é que a simbologia depende muito de culturas específicas.
Por exemplo, sonhar com animais como cobras ou corujas pode ser interpretado como significando coisas muito diferentes com base no contexto cultural do sonhador.
Cobras e serpentes podem representar qualquer coisa, do renascimento à vingança. Por fim, não existe um "sistema" cientificamente aceito para uma interpretação precisa dos sonhos.
Mantendo
um Diário dos Sonhos
Os sonhos são altamente subjetivos.
Se você está preocupado com seus sonhos ou está interessado em aprender mais sobre o que eles significam, tente manter um diário de sonhos.
Anote os destaques dos seus sonhos assim que acordar e provavelmente descobrirá que a lembrança dos seus sonhos melhora com a prática.
Perceber padrões recorrentes ou temas abrangentes em seus sonhos durante um período de tempo e examinar seus medos, estresses e outros problemas que coincidem com esse período de tempo é provavelmente uma ferramenta mais útil do que tentar "interpretar" sonhos individuais.
Apesar de nossos avanços no entendimento científico, o cérebro continua sendo uma fronteira não dominada.
A mecânica e as funções dos sonhos ainda são em grande parte um mistério.
O que quer que nossos sonhos possam significar, não há dúvida de que eles continuarão a divertir, confundir, aterrorizar e encantar a humanidade.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!