.

5 dicas para manter a pele saudável o ano inteiro

Para manter a saúde da cútis, é preciso ir além dos cosméticos.

Os cuidados com a pele tornaram-se um grande sucesso no Brasil já há alguns anos: nas redes sociais, vemos blogueiras, influenciadoras digitais e especialistas de diversas áreas dando dicas para manter a saúde do corpo como um todo, especialmente, a facial, que está sempre exposta e é o nosso cartão de visitas.

Manter a rotina de skincare, para muitas pessoas, é um processo difícil: existe muita dúvida sobre quais são os melhores produtos para cada tipo de pele, como evitar espinhas e a qual é ordem dos cosméticos. Neste artigo, daremos cinco dicas importantes para manter a pele bonita, viçosa e saudável o ano inteiro. Confira.


Dica 1: beba água

A primeira e mais importante dica é: beba água várias vezes por dia. O líquido é necessário para manter o pleno funcionamento do nosso corpo, mas também tem efeito significativo na beleza da nossa pele.

Quando não bebemos água, ficamos desidratados. A desidratação, por sua vez, faz com que a pele evidencie as rugas e as pequenas linhas de expressão, ficando opaca e sem o brilho saudável que tanto desejamos.

Quando estamos devidamente hidratados, temos menos retenção de líquido, o que colabora para que o corpo inteiro fique mais torneado e pouco inchado, celulites menos aparentes e um rosto mais viçoso, uniforme e jovial.

Há indícios de que beber bastante água também colabora para o combate ao envelhecimento precoce. No entanto, seguimos no aguardo de pesquisas mais aprofundadas sobre a questão.

Dica 2: não se esqueça do protetor solar

Um item indispensável para quem quer envelhecer mais devagar, protegendo-se de manchas solares, doenças cutâneas e similares, o protetor solar, às vezes, é negligenciado.

Há quem não utilize o produto por acreditar que ele deixa a pele oleosa. Neste caso, o ideal é buscar um protetor solar oil free ou matificado, feito para peles que produzem mais sebo.

Além de proteger contra enfermidades, queimaduras e desconforto, o produto evita a acne solar, previne o aumento das manchas da pele e até as clareia.

Dica 3: cuide da alimentação

Ter uma alimentação rica em processados tende a fazer com que a nossa pele fique sem viço, com aspecto envelhecido e, em muitos casos, mais oleosa. O excesso de sebo, como bem sabemos, propicia o surgimento de cravos e espinhas, que podem infeccionar e manchar o rosto, gerando incômodos estéticos e físicos.

Para manter uma pele saudável, o ideal é consumir legumes, verduras e frutas em boa quantidade, priorizar alimentos cozidos ou grelhados, diminuir a fritura — ou erradicá-la, o que geralmente é uma opção difícil, mas bem recompensada — abrir mão dos refrigerantes e do excesso de bebida alcoólica.

Dica 4: tome banhos mornos ou frios

No inverno, é difícil tomar banhos frios, especialmente se você mora em regiões mais altas ou em cidades naturalmente mais geladas. Ainda assim, tente tomar banhos em temperaturas amenas.

A água quente tira a oleosidade natural da pele, afetando a barreira cutânea e promovendo desidratação. Sentindo-se atacada, a pele tende a provocar o efeito rebote, que promove dilatação nos poros e o aumento da oleosidade — a qual, como já comentamos, pode propiciar quadros de acne.

Dica 5: pratique o skincare

Achou curioso que todas as dicas, até o momento, não incluíam a utilização de produtos? Pois é: a beleza e a saúde passam por uma série de hábitos, que não podem ser negligenciados.

Além de beber água, comer bem, utilizar protetor solar e evitar banhos quentes, vale ter uma rotina de beleza que leve em consideração a especificidade da sua pele. Se você não tem certeza de qual é, convém visitar um dermatologista!

Quando falamos sobre cuidados, menos é mais. A pele do rosto deve ser limpa apenas duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Mais do que isso é exagero e pode promover o efeito rebote, já mencionado aqui.

A rotina da manhã inclui: limpeza, com sabonetes ou géis adequados, tônico ou adstringente, a depender da sua pele, hidratante e protetor solar.

A rotina da noite, por sua vez, não inclui o protetor solar. Os procedimentos, no entanto, podem incluir a utilização de produtos para clarear manchas, diminuir rugas ou cuidar da área dos óleos.

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados pelo administrador

Postagem Anterior Próxima Postagem