5 dicas e cuidados necessários para quem pretende viajar em 2020
Antes de comprar a passagem e reservar a hospedagem, verifique como está a evolução da doença no destino escolhido, como é a infraestrutura de saúde do lugar, quais são as medidas de segurança e as restrições adotadas pelos governos locais
Se realizar uma viagem segura sempre foi uma preocupação dos viajantes, essa questão se intensificou como nunca durante a pandemia. Protocolos de segurança, elaborados por governos e especialistas da saúde, tentam amenizar os riscos de contaminação para quem precisa viajar no atual contexto.
Até a descoberta da vacina contra a COVID-19, uma série de medidas de segurança devem ser seguidas por todos os envolvidos no setor turístico: viajantes, trabalhadores, empresários e autoridades da área. Confira alguma delas a seguir.
Pesquisa feita com antecedência
Alguns países adotaram restrições para pessoas que passaram pelo Brasil 14 dias antes da viagem, como União Europeia, África do Sul, Egito, Japão e Estados Unidos, já que a pandemia não está sob controle no maior país da América do Sul.
Por isso, antes de comprar passagem e reservar hospedagem, verifique se o destino desejado tem adotado restrições para quem passou pelo Brasil, bem como quais são as regras impostas para aceitar viajantes estrangeiros.
Também é preciso verificar com antecedência quais atrações turísticas estão abertas à visitação e quais passeios estão sendo realizados, em função da quarentena. Dependendo do destino escolhido, parques temáticos, museus, cinemas e teatros podem estar fechados ou com horários de funcionamento restrito.
Atendimento de saúde
Outra dica importante é verificar como está a disseminação da doença no destino escolhido e qual é a infraestrutura dele para lidar com casos de contaminação por COVID-19.
O lugar a ser visitado vem adotando medidas para reduzir os riscos de disseminação da doença, tem boas instalações de saúde, realiza exames na população e está rastreando o contato entre pessoas contagiadas? Os hospitais estão superlotados por pacientes contaminados pelo novo coronavírus? Se você for contaminado, o seu seguro saúde garante atendimento de saúde?
Distanciamento social
Em qualquer situação e lugar, seja aeroporto, rodoviária, hotel, restaurantes, mercados, praias, parques, museus ou outras áreas visitadas, é preciso manter o distanciamento social mínimo de dois metros em relação a outras pessoas.
Faça o check-in do voo ou do ônibus virtualmente para evitar filas e aglomerações. Familiares e motoristas não podem mais acompanhar passageiros nos aeroportos, com o objetivo de impossibilitar agrupamentos no saguão.
No serviço de bordo, as refeições devem ser servidas pré-embaladas, acompanhadas por toalhinhas, para que os viajantes realizem a limpeza das mãos e do assento, mantendo maior higiene no ambiente. A cada novo embarque, incluindo escalas e conexões, as companhias aéreas submetem os aviões a uma limpeza.
Máscaras e álcool em gel
Além disso, é imprescindível usar máscaras em todos esses contextos, com exceção das crianças com menos de dois anos de idade. Manter as mãos lavadas e sempre ter um álcool em gel na bolsa também é essencial.
Quando sair do hotel para passear ou comparecer a alguma reunião, em casos de viagens a trabalho, leve algumas máscaras faciais na mochila, já que o tempo máximo de uso recomendado para os equipamentos caseiros é de duas horas.
Cuidados com a hospedagem
Ao buscar um hotel ou pousada, verifique com antecedência quais são os protocolos de segurança que estão sendo adotados pelo estabelecimento. Uma medida de cautela é impedir a entrada de funcionários ou novos hóspedes em um quarto menos de 24 horas depois da saída do hóspede anterior.
Outra medida é evite permanecer em áreas comuns ou espaços compartilhados internos, como salão de jogos, piscinas e auditórios. Priorize áreas ao ar livre, como praias, praças e parques, sempre mantendo o distanciamento social.
Se alugar um quarto ou hospedagem em plataformas como o Airbnb, pergunte para o anfitrião se o espaço disponível estava ocupado imediatamente antes da sua chegada e quais são os cuidados que estão sendo adotados nele. Assim que entrar no lugar, abra as janelas e deixa o ar fresco circular por, pelo menos, 15 minutos.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!