Quem está reformando a cozinha pode inovar com outros revestimentos, ou somente com a troca de móveis, deixando o espaço otimizado e planejado.
Mudar a decoração do ambiente é uma boa maneira de renovar os ares, melhorar a aparência do lar e promover novas sensações ao moradores.
O primeiro passo para isso é o planejamento. Até mesmo as mudanças mais simples requerem um projeto detalhado, levando em consideração todas as singularidades do cômodo.
Além disso, em espaços como a cozinha, é preciso considerar determinadas restrições, escolhendo materiais que não absorvam muito calor, impermeáveis e fáceis de limpar.
São muitos detalhes e, muitas vezes, podemos ficar perdidos na hora de começar a reforma. Mas, aos poucos, é possível ter uma cozinha totalmente nova e revitalizada.
No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas que vão te ajudar com a decoração da sua cozinha. Acompanhe a leitura!
1 - Pisos e azulejos: os melhores para cozinha
Os pisos e azulejos são os revestimentos mais importantes em uma reforma.
Às vezes, nem sempre trocar os materiais é a melhor opção, visto que a obra pode ser muito dispendiosa, em termos financeiros e de tempo.
Uma opção é pintar os azulejos, ou até mesmo optar por colagens, que podem mudar a aparência do revestimento e modernizar o ambiente.
O chão, por exemplo, pode ser coberto com pisos laminados, que pode ser colocado diretamente no contrapiso.
Apesar de serem normalmente associados com lojas e estabelecimentos comerciais, esse revestimento é fácil de aplicar, pois além de ser impermeável, é extremamente elegante.
Vale dizer que o piso laminado se adéqua a qualquer tipo de decoração. Sendo assim, se a cozinha tem um estilo vintage ou moderno, é possível encontrar um revestimento ideal.
Outra opção é o piso vinílico para cozinha. Feito em material polimérico, o revestimento é muito prático na questão da limpeza e pode ser encontrado em diversos modelos, inclusive com um visual que imita madeira.
2 - Opte pelos móveis planejados
Os móveis planejados são conhecidos pelo seu alto poder de racionalização dos espaços, melhorando a organização do ambiente, visto que eles são fabricados sob medida, conforme as especificações de cada cômodo.
Por exemplo, um gabinete de cozinha 2 metros pode ser feito de acordo com as preferências do morador, levando em consideração a quantidade de utensílios domésticos e a praticidade de uso no dia a dia.
Entre outras vantagens dos móveis planejados, destacam-se:
Valorização do imóvel;
Maior requinte e sofisticação;
Maior durabilidade e resistência;
Excelente custo-benefício.
Importante ressaltar que o excesso de armários na cozinha pode fazer com que o ambiente fique menor do que realmente é. Por isso, é preciso ter equilíbrio na escolha dos móveis.
Uma alternativa é trocar gabinetes por prateleiras. Dessa forma, é possível aumentar o espaço e facilitar a busca por determinados utensílios.
3 - Troque alguns móveis pontuais
Em uma reforma, nem sempre é necessário trocar todos os móveis.
Por vezes, somente a substituição de algumas peças já é o suficiente para dar um novo visual ao cômodo, tornando o ambiente mais agradável e moderno.
Por exemplo, uma mesa de inox para cozinha é uma opção bastante viável, pois além de ter uma aparência diferenciada, o móvel também tem um bom custo-benefício, resistência a umidade e aos choques mecânicos, além de uma grande durabilidade.
No entanto, vale a pena considerar as particularidades da cozinha e escolher um estilo certo. Se necessário, busque orientação de um arquiteto ou designer de interiores.
4 - Use adesivos e ímãs de geladeira
De maneira simples, os adesivos e ímãs de geladeira são capazes de dar um toque especial à decoração.
Eles podem traduzir algumas experiências positivas dos moradores, como viagens, ou até mesmo servir para divertir as pessoas.
Aqui, é preciso ter criatividade e parcimônia, já que o excesso também pode prejudicar a decoração da cozinha.
5 - Decore com os próprios utensílios domésticos
Conchas, colheres e panelas também podem ser usados como itens de decoração.
Isso ajuda a evitar gastos com a aquisição de objetos e, ao mesmo tempo, dá um toque intimista e personalizado ao ambiente.
Inclusive, é possível usar as prateleiras para alocar os artigos, em uma disposição que agrade aos moradores.
Conclusão
Reformar a cozinha não precisa ser uma dor de cabeça.
Aliás, com o planejamento adequado, criatividade e equilíbrio, é possível adaptar o ambiente e renovar a aparência do local, sem muitos gastos.
Ou seja, a chave para toda obra é ter um projeto completo e bem detalhado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.