Produções que fazem com que os espectadores reflitam sobre questões importantes estão ganhando cada vez mais espaço nas mídias
Quem nunca assistiu a um filme ou série que, ao final, provocou uma reflexão sobre a vida, as pessoas e demais questões filosóficas? Ou, então, aquelas obras que fazem com que o espectador queira entender a mente humana mais a fundo? Muitas das produções cinematográficas abordam temas delicados, fazendo com que o público reflita sobre assuntos que, até o momento, não haviam sido abordados.
Produções que apresentam temas como tratamento de problemas mentais polêmicos, bullying, mentes criminosas e afins atraem não apenas os curiosos e entusiastas do assunto, mas os apaixonados por Psicologia, que podem criar opiniões diversas em cima de uma história — inspirada em fatos reais ou não — e, ainda, observar a reação e opinião de outras pessoas.
Se você faz parte do grupo de apaixonados por Psicologia e gosta de produções que abordam essa temática, confira, a seguir, uma lista de filmes e séries que te farão refletir por um bom tempo, além de fazer com que você crie teorias diversas ao longo de histórias que podem ter um final surpreendente e deixar até o profissional mais experiente do segmento sem palavras.
O Quarto de Jack
O filme que rendeu o Oscar de melhor atriz a Brie Larson é inspirado em um livro homônimo e conta a história de mãe e filho que vivem em um cativeiro. Ma, personagem de Larson, sustenta o universo imaginário de Jack, de apenas cinco anos. Enquanto vivem no confinamento, utilizam da criatividade para viver no desagradável ambiente.
A solução final mais óbvia seria a fuga do aprisionamento, porém, quando isso finalmente acontece, a realidade é totalmente diferente, fazendo com que os espectadores reflitam sobre as reais dificuldades que mãe e filho deverão enfrentar: ela, por ter que se readaptar à vida que tinha, e ele, por conhecer um mundo completamente distinto do que imaginava.
Rua Cloverfield, 10
Após sofrer um grave acidente, uma jovem desperta em um local desconhecido e do qual não pode sair. Além disso, há dois homens que ela também não conhece e que protagonizam eventos que a fazem questionar se está realmente em segurança ou em perigo. Os fatos fazem com que sua sanidade seja posta à prova, ao mesmo tempo que transmitem a agonia da personagem. O espectador fica preso à história, querendo descobrir o que é real ou não.
Sun Dogs
O filme conta a história de Ned, um jovem que sonha em ser um fuzileiro naval. Porém, alguns fatores em sua vida o impedem de atingir seu objetivo. Além disso, as pessoas que acompanham seu sonho e obstinação de perto acabam se chocando — inclusive, o espectador, que acaba colocando seus pragmatismos em uma nova perspectiva. A produção se passa quatro anos após os ataques às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em 2004. O fato, inclusive, está diretamente ligado à trama.
Alias Grace
A narrativa da escritora Margaret Atwood, criadora de O conto da Aia, leva aos espectadores a história de Grace, uma jovem que foi condenada por um crime e, com isso, submetida a tratamentos psiquiátricos violentos. A intrigante produção faz com que o público crie teorias e tente entender se a personagem é realmente uma vilã ou se é mais uma vítima da crueldade que foi submetida.
Bates Motel
Inspirada no clássico Psicose de Robert Bloch, que, mais tarde, foi adaptado para o cinema com a genialidade de Hitchcock, a série Bates Motel retrata o dia a dia de Norman e sua mãe, Norma, de maneira mais profunda. Ao longo da trama, o espectador pode acompanhar as mudanças do jovem, que mostra facetas diferentes em determinados momentos: às vezes vilão, às vezes mocinho. Toda essa mudança faz com que o público se questione, diversas vezes, sobre a verdadeira natureza de Norman.
Black Mirror
A série conquistou uma legião de fãs ao longo de suas temporadas, que são compostas por um formato de antologia e carrega histórias sombrias, todas sobre a relação das pessoas com a tecnologia. Comportamento social, política e ética são os principais assuntos abordados pela produção, que faz com que seus espectadores criem reflexões sobre os temas levantados.
The Sinner
Para muitos, uma investigação criminal acaba quando o criminoso é preso, mas não em The Sinner. A série conta a história de uma mulher que cometeu um crime brutal em público, até então, sem motivo aparente. Mesmo sendo julgada e condenada, um investigador fica obcecado pelo caso e decide se aprofundar na psique da acusada, desenterrando fatos do passado que ela insiste em manter escondidos.
Mindhunter
Dois agentes do FBI notam semelhanças em alguns crimes em série e decidem se aprofundar no assunto para poderem criar um perfil e se adiantarem a possíveis assassinatos. Com isso, eles passam a estudar o perfil psicológico de serial killers, como Ed Kemper, Bundy, Charles Manson e David Berkowitz para cruzar informações que possam identificar demais assassinos em séries. A partir das análises, foi criada a Ciência Comportamental do FBI.
Os filmes e séries que os apaixonados por Psicologia não podem perder
Seja Hoje Diferente
0
Comentários
Tags
Filmes & Séries
Seja Hoje Diferente
No SHD, acreditamos que o verdadeiro crescimento vem da curiosidade e do compromisso com o aprendizado contínuo. Nossa jornada é guiada por quatro pilares: analisar com atenção, pesquisar com profundidade, questionar com coragem e concluir com sabedoria. Aqui, desenvolvimento não é apenas um objetivo – é um estilo de vida.