Conheça a importância histórica deste forte para o país
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, no município de Niterói, foi durante os períodos de colônia e do Brasil império, a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Hoje, é um dos principais cartões postais da cidade.
Imagem Divulgação Reprodução
As informações e vídeo são da TV Brasil Confira
A edificação surgiu em 1555, na época da invasão francesa. Com uma área construída de 7.153 m², passou por uma série de reformas até os dias de hoje. Abriga a Capela de Santa Bárbara, de 1612, com uma imagem da santa, de 1,73 m de altura, ornamentada com predras semipreciosas, e o Salão de Pedra, com teto de granito e argamassa de cal e mariscos triturados. A fotaleza tem também um acervo com 45 canhões dos séculos 18 e 19.
Santa Cruz esteve ativa em momentos importantes da história, impedindo invasões estrangeiras, garantindo a exportação de ouro vindo de Minas Gerais e funcionando como prisão. Presos políticos importantes, como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha, passaram por seus porões.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!