A Volkswagen é uma empresa alemã e está há 64 anos no Brasil. Começou suas atividades no bairro Ipiranga, em São Paulo, com uma pequena unidade e depois, em 1959, inaugurou a fábrica do Anchieta, contando com o incentivo do então presidente Juscelino Kubistchek (JK).
Com seu Plano de Metas, JK propôs ao povo brasileiro desenvolver o país em cinco anos, com o lema “cinquenta anos em cinco”. O plano consistia em injetar investimentos em áreas fundamentais para alavancar o país economicamente, considerando infraestrutura, rodovias, hidrelétricas, aeroportos e indústria.
O setor automobilístico recebeu muito aporte financeiro, o que atraiu investimentos de grandes empresas, inclusive montadoras. Foi em seu governo que Ford, Volkswagen e General Motors entraram no país.
O Variant, por exemplo, foi criado em 1970 e, ao observar os comerciais da época utilizados para sua divulgação, percebe-se a exaltação dos conceitos de praticidade, amplo espaço e potência. Um carro ideal para o dia a dia, mas que não decepcionava quando o objetivo era viajar e rodar o país. Um combo de características que fizeram o modelo automotivo cair nas graças do consumidor na década de 70.
Em 1977 surgiu um novo modelo da Variant, chamado de Variant II, um projeto exclusivamente nacional, com design similar ao da Brasília, porém mais amplo. Essa era a característica mais exaltada do carro em seus comerciais, por exemplo.
O amplo espaço cativava o público consumidor.
As informações são do Autos Cultura Mix
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!