Popularizando-se no Brasil, a ideia norte-americana é uma divertida opção para uma comemoração com amigos.
Fantasia de fantasma separada, abóbora decorada na porta e muitos doces na cozinha. A cena já é comum em nosso imaginário quando pensamos em Halloween. A típica celebração norte-americana é conhecida aqui no Brasil como Dia das Bruxas.
Ocorrendo sempre no dia 31 de outubro, tem suas origens em comemorações pagãs de homenagem aos mortos. Costumes de diversas partes do mundo se juntaram ao longo de muitos anos resultando nas já tradicionais comemorações da data. Fantasiar-se e sair em busca de doces pela vizinhança é costume. Cheios de tradições particulares, as comidas típicas são tópicos que chamam a atenção.
Hoje, o Halloween já é comemorado ao redor do mundo, tendo ganhado popularidade ao longo do tempo. Mesmo em território brasileiro, a celebração vem se espalhando a cada ano, crescendo o número de festas e celebrações na data.
Está planejando a sua própria comemoração do Dia das Bruxas? Confira alguns dos pratos mais populares e aterrorizantes para preparar uma mesa digna de assustar e encantar os convidados.
Doces ou travessuras
Bolinho fantasmagórico
A deliciosa e tradicional receita de cupcake pode ser incrementada com toques assustadores: usando corante alimentício é possível alterar as cores do recheio e massa – preto, vermelho e roxo são boas pedidas – e para decorar utilize pasta americana, moldando formatos que se adequem ao tema, como fantasmas, aranhas e gatos pretos.
Aranha doce
Utilizando trufas, bombons e até mesmo brigadeiro podemos compor a forma de uma açucarada aranha, dando o efeito de cobertura do aracnídeo com raspas de chocolate ou granulado. A pasta americana moldada confere os últimos detalhes: olhos, patas e teias.
Múmias de salsicha
O enroladinho de salsicha é tradicional em boa parte do mundo, mas nessa versão eles ganham aparência assustadora. Para preparar o típico prato, devemos apenas enrolar a massa em volta da salsicha como faixas em uma múmia, assando normalmente em seguida. Faça bolinhas com a mesma massa para representar os olhos. Por último, decore o prato com cortes e ketchup, dando um ar sombrio.
Biscoitos enfeitiçados
Com algumas forminhas, açúcar de confeiteiro, chocolate e corantes alimentícios, você é capaz de transformar biscoitos amanteigados comuns nas mais célebres criaturas do Halloween: abóboras, fantasmas, bruxa, vampiros... As forminhas ainda podem ser feitas em casa com latinhas de alumínio. Para finalizar, polvilhe o açúcar refinado por cima, dando um toque especial.
Sopa de abóbora
A abóbora é tradicionalmente um enfeite das festas, porém ela não se limita a isso. Saborosa e extremamente nutritiva, ela compõe também diversos pratos. A sopa de abóbora é um exemplo fácil e gostoso, além de que é possível utilizar a casca para suporte da própria sopa ou ainda transformá-la em lanternas e decorações.
Maçã do amor
Contraditoriamente, o doce pode ser um prato de Halloween, basta apenas adicionar mais groselha ou corante à composição. Assim, a deliciosa casquinha caramelizada ficará mais escura (parecida com a tonalidade do sangue).
Quem manda é a imaginação
Como tudo aquilo que envolve experimentos – principalmente culinários –, quem comanda é a criatividade.
Invista nas criações mirabolantes, pasta americana e corante são itens que ajudam na hora de conceber pratos diferentes nessa data. Explorar formas e a combinação de ingredientes é outro quesito fundamental. Utensílios, como bicos de confeitar, também são interessantes. A imaginação e a originalidade são a chave do negócio.
O processo é garantia de diversão. Minhocas de gelatina, gelo seco nas bebidas e dentaduras doces de vampiro já garantem a brincadeira. Marshmallows, pirulitos, caldas e bolinhos completam a mesa.
Montando a festa
Invista na decoração: morcegos e insetos plásticos espalhados pelo ambiente, luzes negras e casa escura, sangue falso, os apetitosos pratos indicados e muitos amigos já garantem a comemoração. É possível também encontrar centenas de dicas espalhadas pela internet para você caprichar na fantasia, decoração e comida.
Atributos tradicionais de nossas festas podem ser utilizados para complementar. Salgadinhos, petiscos e docinhos de festa podem estar presentes na mesa, agradando qualquer fantasma, bruxa ou múmia.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!