Imagem Divulgação Reprodução Internet
Apesar de que geralmente podemos detectar as pessoas deprimidas com facilidade, a depressão encoberta pode ser um grave problema. Quem sofre com esse problema tenta ocultar seu padecimento, o qual incrementa o seu risco. Os sintomas aparecem de maneira imprevista, mas geralmente, quando já é tarde demais para prestar ajuda.
O problema principal é que essa patologia geralmente é ignorada pelos que rodeiam a pessoa em questão e por ela mesma. O suicídio pode acontecer em qualquer momento sem que ninguém entenda porque ocorreu. Ninguém detectou os sinais e a própria vítima nunca falou sobre isso.
Uma pessoa com depressão oculta tenta mostrar otimismo. Escuta música, passeia ou faz exercícios. O medo à rejeição o leva a esconder seus sentimentos. Inclusive uma lesão nos braços pode ser oculta para evitar que a atenção se dirija a eles.
Ao contrário do que todos podem pensar, as pessoas extrovertidas e joviais demoram mais em superar a depressão que os introvertidos. Durante muito tempo se pensou que alguém alegre e muito sociável dificilmente poderia entrar em um quadro depressivo A realidade demonstrou o contrário.
Por que ocultar a depressão?
A vergonha ou o temor de perder os amigos ou inclusive o trabalho, podem ser as razões para encobrir um quadro depressivo. A jovialidade, que é tão característica na pessoa depressiva, a ajuda na sua necessidade de ocultá-la. Por isso, é conveniente estar atentos a estes hábitos ocultos das pessoas com depressão, para ajudá-las a superá-la.
As demonstrações de alegria e cordialidade podem estar acompanhadas por lembranças do passado. Podem tratar-se de episódios não curados que surgem periodicamente apesar de que a pessoa não fale sobre eles demonstrando tristeza.
Se esse amigo ou familiar fala de ansiedade e esgotamento é conveniente que lhe prestemos atenção. É importante ter esses detalhes em conta e principalmente se não for o seu costume fazê-lo.
Atenção às mudanças na alimentação
As mudanças nos regimes de alimentação podem ser indicativos de algum problema. Apesar de que os transtornos alimentares e a depressão sejam patologias diferentes, podem estar relacionadas.
Pode acontecer de que essas mudanças ocorram simultaneamente ou que um transtorno leve a outro. Se houver mudanças no apetite desta pessoa é conveniente prestar-lhe atenção. É necessário conversar com o paciente, mostrar a ele que não está sozinho e incentivá-lo a buscar ajuda.
Perda de interesse e entusiasmo
Quando uma depressão está oculta, o desânimo por coisas que antes geravam paixão e entusiasmo pode delatá-la. Esse desinteresse de hoje por atividades que geralmente se faziam com amor, pode significar um problema de fundo.
O primeiro passo para o tratamento é falar com a pessoa. Mesmo que ela não quiser reconhecer, isso pode ser o ponto de partida para iniciar o tratamento.
Bem arrumados mas tristes
É muito comum que quem está deprimido descuide seu aspecto, mostrando-se triste e fechando-se em um muro. Entretanto, as pessoas com depressão oculta podem estar sempre muito bem arrumadinhas.
Cansaço permanente
Quando a depressão está oculta, um claro sintoma pode ser um cansaço permanente sem causa definida. Os que padecem esse cansaço o atribuem à fraqueza, preguiça ou acúmulo de trabalho, entretanto, detrás dessa aparente debilidade pode estar implícito um forte quadro depressivo.
Ira e raiva, sintomas de depressão
A irritabilidade e a ira geralmente são sintomas de depressão oculta que não devem ser tratados como emoções transitórias. Não se trata somente de apatia, melancolia, choro e tristeza, que nas pessoas extrovertidas não são tão evidentes.
Essa irritabilidade ocorre porque em muitos casos essas pessoas devem seguir com suas responsabilidades apesar de seu cansaço. Isso geralmente confunde-se com estresse, mas na verdade pode ser uma manifestação clara de depressão oculta.
A falta de sono os delata
A intranquilidade ao dormir, a insônia, sudorese noturna sem causa aparente, indica que algo não vai bem. Devemos identificar esses sintomas como sinais de uma manifestação de ansiedade, pois geralmente, estão vinculadas. Com muito cuidado e sutiliza, devemos tentar tocar estes temas nas conversas para assim, desvendar os verdadeiros problemas de fundo.
Se conseguimos detectar estes hábitos ocultos das pessoas com depressão, poderemos oferecer-lhes ajuda. Certamente é um desafio, mas valerá a pena se assim pudermos salvar a vida de um ser querido.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!