Imagem Reprodução Internet
Saudações Amados do Seja Hoje Diferente.
O bairro do Pari, com mais de quatrocentos anos, tem uma história interessante a respeito do seu nome: os peixes vendidos no centro da então Vila de São Paulo eram pescados principalmente nos rios Tietê e Tamanduateí.
Tais rios possuíam na época lugares piscosos e próprios para a instalação de “paris”. Pari era m cerca de taquara ou de cipó, estendida de margem a margem para pescar peixes, e o instrumento veio a dar nome ao bairro.
Em 1765, o Pari já era citado no recenseamento empreendido pela Câmara. Dizia a ata que no Pari existiam cerca de quinze residências, onde moravam 72 pessoas. A grande maioria se ocupava da pesca.
Com um comercio intenso e muitas industrias, o Pari é conhecido como o “bairro doce”de São Paulo, em razão do grande numero de atacadistas e industrias de doces na região.
Localizando a cerca de 2 quilômetros da região central, e, apesar de ter apenas 2,75 km2, suas ruas são largas, todas asfaltadas e algumas exibem farta vegetação. Além disso, é provido de total infra-estrutura, como iluminação e redes de água e esgoto.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano
Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!