Bairro Aricanduva
O distrito foi fundado e desenvolvido em 1940 por portugueses a partir do bairro de mesmo nome, Aricanduva. Antigamente, toda a área era uma grande fazenda de Luis Americano, dono de muitas terras, e do Parque do Carmo.
Ele repassou parte das terras para o então Governador Ademar de Barros, que as retalhou em lotes e chácaras. Aliás, o polêmico governador de São Paulo criou na época uma empresa de loteamentos chamada Aricanduva.
Atualidade
O Bairro Aricanduva é muito conhecido pelo córrego e a avenida de mesmo nome. Algumas áreas do distrito sofrem com problemas de enchentes, por isso são constantes as intervensões por parte da Subprefeitura de Aricanduva no córrego e nas ruas de Aricanduva, para minimizar o caos provocado por esses incidentes. É formado por casas baixo e médio padrão, apresenta grandes conjuntos habitacionais, localizados nos limites do distrito, próximo de São Mateus, um deles é o Conjunto Habitacional Barreira Grande.
Não há regiões muito verticalizadas no distrito, porém há alguns edifícios no mesmo. De acordo com os atuais mapas da Prefeitura de São Paulo, situa-se em Aricanduva o Centro Educacional Unificado Formosa (CEU Formosa), localizado próximo à divisa com o distrito de Vila Formosa.
Localização e Infraestrutura
O distrito não possui estações de metrô, porém há muitas linhas de ônibus da SPTrans, em sua maioria localizadas na Avenida Rio das Pedras e Avenida Aricanduva. Destaque para os bairros de Vila Antonieta e Jardim Vila Formosa, onde há muitos estabelecimentos comerciais.
A região também fica próxima do itaquerão, o estádio do sport clube corinthians.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!