Imagem divulgação
Para os amantes de cachorro, não existe a distinção entre uma raça e outra. Mas existem determinadas raças que amolecem o coração de qualquer um. O labrador é uma delas!
Esses cães tiveram origem no Canadá, na cidade de Terra Nova. Porém, na época o surgimento da raça, os impostos para a sua criação eram tão altos que ela acabou desaparecendo do país. É suposto que o nome venha da cidade chamada Labrador, também no Canadá. Mas, na verdade, a nomenclatura da raça vem do espanhol e significa caçador.
Mas, felizmente, um lorde inglês conhecido como Conde Malmsbury, importou diversos labradores para a Inglaterra. Isso aconteceu no começo do século XIX e definiu toda a linhagem desde então.
Com o passar dos anos, eles foram se misturando com outras raças, porém suas características foram dominantes. Isso criou a raça que conhecemos hoje e também influenciou no comportamento e personalidade do labrador.
O que saber sobre ter um labrador como companheiro
- O labrador tem um instinto de caçador nato. Como eles eram usados até mesmo para auxiliar pescadores, eles desenvolveram uma certa destreza com a caça, tornando-os ótimos cães para policiais, por exemplo;
- É uma raça com um faro além do comum. São capazes de farejar embaixo de escombros de uma tragédia;
- São amantes de água. Sempre que avistarem uma brincadeira que envolva mangueira ou piscina, entrarão no meio para brincar;
- Labradores tem um temperamento ótimo. Conseguem ser sociáveis com outros tipos de cães sem serem violentos. E também é a melhor raça para se ter com uma criança em casa;
- São perfeitos para auxiliar deficientes visuais, pois conseguem ser treinados com mais facilidade;
- Ser treinado pode ajudar o Labrador a não ser tão espaçoso como é de seu instinto e também a ter a disciplina e não se tornar tão destruidor;
- O labrador é a 9ª raça mais popular no Brasil;
- É uma raça que precisa de exercício constante para não ter sobrepeso e afetar sua saúde;
- Eles latem somente quando necessário, ou seja, para se comunicar. Quando um cão dessa raça latir, ele provavelmente encontrou algo ou sentiu algum perigo;
- É uma raça que pode se tornar um pouco destruidora se deixado muito sozinho. Eles se entediam muito rápido e precisam gastar sua energia de alguma forma. Assim, seus móveis podem sofrer alguns danos nos primeiros meses,
- Os preços para ter um amigo labrador variam entre R$400 e R$2.000. Isso devido a sua popularidade no país.
Características importantes dos labradores
O labrador pode ser encontrado nas cores preta, amarelo e chocolate. Dentro de cada uma delas, com exceção do preto, as tonalidades podem variar. O amarelo pode chegar até um alaranjado como uma raposa.
A expectativa de vida da raça é de 13 anos na idade humana, isso em condições saudáveis.
Os labradores requerem alguns cuidados especiais com a saúde. Principalmente no quadril nos cotovelos e nos olhos. Mas nada fora do comum.
A mais comum nos joelhos e quadris é a displasia, doença que danifica a circulação nessas áreas. Porém se não cuidada pode deixar o labrador perto de uma artrite.
Cuidados na dieta do seu companheiro também são de extrema importância. Por ser uma raça que pode desenvolver sobrepeso com facilidade, além de exercícios diários é preciso ter uma alimentação equilibrada.
Pequenas rotinas de higiene como escovação do pelo, limpeza das orelhas e aparo das unhas evitam que seu cãozinho corra riscos de desenvolver algo.
E mesmo assim, o banho propriamente dito pode ser dado a cada dois meses. Isso se o seu amiguinho não encontrar uma forma de se sujar muito dentro desse intervalo. E ele provavelmente vai.
Apesar de requerer uma atenção diferenciada, os labradores irão retribuir essa atenção para os tutores. A personalidade do labrador é dócil e protetora, fazendo dele o companheiro perfeito para se ter por perto.
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!