Muitas vezes sabemos como comprar um apartamento, mas não sabemos por onde começar essa jornada. Por isso, é sempre importante pesquisar, conhecer os passos e analisar todas as propostas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a realizar esse sonho.
Antes de comprar um apartamento é preciso pensar como você irá pagar, quais são as suas possibilidades, o quanto você está disposto a investir, escolher um bairro e o tipo de ambiente que você quer. Tudo isso deve ser pensado com calma, sempre analisando pontos positivos e negativos de cada opção.
Escolha se quer um apartamento novo ou usado
Essa é uma escolha importante, saber se você quer algo novo ou que já foi usado por alguém vai te auxiliar em quais passos seguir para realizar esse sonho. Caso você escolha um imóvel usado é importante lembrar que alguns pontos devem ser analisados, como infiltrações, se já tem móveis, se alguma obra foi realizada no imóvel.
Um apartamento novo demanda outras questões, como quando ficará pronto, se estiver na planta, localização, espaço útil no imóvel, sua posição com relação ao nascimento do sol, a estrutura e os benefícios que o condomínio irá oferecer a você!
Quanto você pode gastar
O planejamento de gastos é super importante para comprar um apartamento, principalmente pensando em quais serão as despesas que você terá e o seu período de duração. Caso você venha a fazer um financiamento, o ideal é pesquisar quais são as melhores taxas, quais instituições bancárias aceitam as suas condições de pagamento e a quantidade de parcelas por aquela instituição.
O valor do imóvel também deve ser avaliado com cuidado! Nem sempre o apartamento dos seus sonhos cabe no seu orçamento e, neste sentido, a aquisição poderá gerar complicações financeiras. Uma boa pedida são os apartamentos studios! Esses imóveis geralmente são mais em conta, menores e ideais para famílias pequenas ou para quem mora sozinho.
Qual o seu tipo de apartamento
Escolher quais são as suas necessidades, é a ajuda perfeita para reduzir o número de visitas e otimizar seu tempo na hora de encontrar um novo lar.
Se você estiver procurando com a ajuda de um corretor, é importante deixar claro quais as suas vontades e prioridades, assim, ficará mais fácil para o profissional indicar os imóveis ideais para você!
Localização
A localização do seu apartamento é um ponto que definirá muitas coisas. Se você depende de transporte público, precisará que ele esteja próximos a pontos de ônibus e tenha fácil acesso a uma estação de metrô, por exemplo.
Caso você utilize carro todos os dias, precisará avaliar se tem feiras na rua. Em questão de ter noites bem dormidas, é importante avaliar se o bairro é calmo, ou ter uma vida noturna agitada, como bares ou casas de shows.
Se você tem horários incomuns, como chegar de madrugada, é sempre bom saber se a vizinhança é calma ou se ocorrem muitos assaltos na região.
Documentação
Essa parte vai depender de qual tipo de imóvel você irá adquirir. As documentações para a compra de um imóvel novo não são iguais a de um usado. Prestar atenção nesse quesito vai te poupar dores de cabeça futuras.
Imóvel novo: certidão negativa de débitos com o condomínio; convenção do condomínio e memorial descritivo, nesse documento estarão todas as informações sobre o condomínio.
Imóvel usado: contrato de compra registrado no cartório; matrícula do bem; certidão negativa do IPTU; certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e de seu cônjuge; certidão negativa de utilidade pública do imóvel e contrato de compra e venda.
Com essas dicas, ficou mais fácil saber como comprar um apartamento, não é? Agora, é só organizar o seu dia a dia e sair em busca do lar dos seus sonhos!
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!