Imagem Divulgação
Os condutores elétricos com nomes diferentes apenas pelo fato de terem distinções em suas composições internas, mas possuem a mesma finalidade e característica que é a condução de corrente elétrica. De acordo com a norma NBR NM 280:2011 que define a categoria dos condutores elétricos, os fios com apenas um condutor sólido enquanto os cabo são compostos por vários condutores menores de acordo com a sua classe, são feitos de cobre e também de alumínio, pois como todos nos sabemos, o cobre e o alumínio são metais com excelentes características condutoras de eletricidade.
FIOS ELÉTRICOS
O fio condutor é formado por apenas um fio, com uma secção constante metálica em que não existe diferença em relação a capacidade de condução de corrente nas instalações elétricas. Devido à sua rigidez é mais fácil de partir se for dobrado algumas vezes. Por isso só são utilizados em situações em, que não vão ser dobrados, sendo assim, sua classificação é “classe 1: fio sólido composto por apenas um condutor”.CABO ELÉTRICOS
O cabo condutor é formado por vários fios condutores, entrelaçados, fazendo assim com que ele seja mais flexível e suportando mais dobragem do que os fios elétricos, Por este motivo, os cabos elétricos são mais utilizados em ligações entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição, sendo assim, ele é submetido a mais esforços de dobragem. Podemos encontrar cabos elétricos em todos os aparelhos eletrodomésticos.A sua espessura ou a secção de um fio ou do cabo condutor, vai depender muito da quantidade de eletricidade que este terá de suportar. Pode ainda se dizer que existem atualmente diferentes tipos de condutores com variadas secções e com múltiplas configurações. Como por exemplo, posso salientar os condutores uni filiares – condutores de apenas um fio – os condutores bi filares – condutores de dois fios – e os condutores trifilares – condutores de três fios.
Classe 3: Composto por 7 condutores (Rígido)
Classe 4: Composto por 45 condutores (Flexível)
Classe 5: Composto por 75 condutores (Extra flexível)
EMENDAS
Nos cabos flexíveis e nos fios sólidos, não é possível fazer emendas pelo fato de o fio conter apenas um condutor e o cabo vários fios finos. Caso seja necessário fazer uma emenda em um destes fios, será necessário fazer o uso de conectores apropriados para tais finalidades ou fazer o uso do estanho com solda eletrônica. Caso você não faça o uso destas alternativas, não é recomendado fazer uma emenda. As emendas com boa isolação protegem mais o seu circuito de um futuro aquecimento e mau contato, certifique-se de que a sua emenda não esteja frouxa, pois um mau contato pode causar muitos danos ao seu imóvel e ocasionar no mau uso do aparelho.
CONCLUSÃO
Neste artigo foi lhe ensinado a diferença entre os cabo e os fios, tendo em vista que ambos possuem a mesma finalidade e não possuem diferença na sua capacidade de condução de corrente, com a lasse normatizada pela NBR NM 280:2011 que facilita assim sua distinção entre cabos e fios elétricos.
Fonte: Portal do Eletricista
Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!