O que é Bronquite?
Sinônimos: inflamação dos brônquios, bronquite agudaA bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões.
A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais.
Tipos
A bronquite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (dura por muito tempo e tem alta recorrência).
A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais.
Causas
Bronquite aguda
Bronquite é geralmente causada por vírus. A doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.Bronquite crônica
O fumo é o principal responsável pelo desenvolvimento da bronquite crônica. Poluição e a emissão de gases tóxicos no meio ambiente ou no ambiente de trabalho também estão entre as prováveis causas. A bronquite crônica é um tipo de Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).Alguns fatores são considerados de risco por médicos. Segundo eles, eles podem ajudar no desenvolvimento de bronquite. Confira:
- Fumo: o hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a bronquite aguda quanto a crônica
- Imunidade baixa: este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids
- Idade: idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair a infecção
- Exposição a agentes irritantes: as chances de contrair a doença é maior se você trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões
- Refluxo gástrico: doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver bronquite.
- Tosse com presença de muco
- Ronco ou chiado no peito
- Fadiga
- Dificuldade para respirar e falta de ar
- Febre e calafrios
- Desconforto no peito.
- Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas.
Inchaço nos tornozelos, pés e pernas
Lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio
Infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.
Simpatia para a bronquite
Ingredientes para a simpatia:1 coco
1 copo
1 Vela
Pegue um coco, fure-o e retire sua água! Coloque essa água num copo e peça para que a pessoa que tem o problema beba tudo! Depois, peça para ela cuspir três vezes dentro do buraco que você fez no coco. Pegue então uma vela – tenha muito cuidado para não se queimar – e vá derretendo ela em cima desse coco de forma a vedar completamente esse buraco. Feito isso, pegue o coco e leve para o lugar mais afastado que conseguir, um terreno vazio ou mesmo nas areias de uma praia deserta! Enterre ele e faça a seguinte oração:
“Oh Deus todo poderoso, pela proteção de São Brás, eu enterro nesse exato momento a bronquite de (diga o nome da pessoa) e que ela nunca mais retorne!”.
Vídeo Sugerido: Como acabar com a Bronquite: 17 Remédios Caseiros
Postar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!