O papilomavírus humano é o causador de uma doença sexualmente transmissível chamada HPV. Ela é de difícil cura e se manifesta através de sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato íntimo com um indivíduo infectado. Seu tratamento é feito com o uso de medicamentos e cirurgias de cauterização e dura em média 2 anos, embora os sintomas desapareçam um pouco antes.

O HPV é também conhecido por: condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista.

Em algumas pessoas o HPV cura-se sozinho devido a uma remissão espontânea do vírus. Isso pode acontecer entre 4 semanas e 2 anos após a contaminação com vírus em pessoas que possuem um bom sistema imunitário, que raramente ficam doentes. Estas pessoas nunca apresentam qualquer sintoma relacionado ao HPV, mas podem contaminar outros enquanto não ficar curado.

Para as pessoas que descobriram que possuem HPV mas não possuem nenhum sintoma, o médico pode avaliar se o tratamento deve ser realizado mas apesar disso pode ser útil investir nos tratamentos caseiros, fortalecendo o sistema imune com o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, acerola e morangos.

O tratamento para HPV pode ser feito com:

Uso de pomadas e de soluções aplicadas pelo médico em consultório e Cirurgias de cauterização (laser) realizadas de tempos em tempos pelo médico.


O ácido tricloroacético (ATA) a 70 e a 90% e a Podofilina a 15%, em solução alcoólica, devem ser aplicados pelo médico 1 vez por semana e a pomada, como a Podofilotoxina a 0.15%, deve ser aplicada pela própria pessoa 2 vezes ao dia. O tratamento contra o HPV é demorado e pode ser dispendioso, mas é a única forma de vencer a doença e diminuir o risco de câncer em homens e em mulheres.

O HPV no homem é semelhante ao HPV na mulher, no entanto é muito comum o homem não apresentar nenhum sintoma, apesar do vírus estar presente na pele do órgão genital e poder ser transmitido para outros através do contato íntimo.

Por vezes o vírus é naturalmente eliminado pelo corpo e o que pode acontecer é o homem contaminar a parceira e esta desenvolver sintomas e quando ele faz exames descobre que já não tem o vírus. Por isso nem sempre é possível saber quem passou o vírus para o outro.

O exame indicado para identificar o HPV no homem é a colposcopia e o tratamento pode ser feito com crioterapia, laser, soluções e pomadas, além de remédios para fortalecer o sistema imune. O tratamento não interfere na ereção e na fertilidade.

A transmissão do HPV se dá através do contato íntimo desprotegido com o indivíduo infectado com o vírus.

O tempo de incubação do vírus varia de 1 mês a 2 anos e durante este período apesar de não haver sintomas, o indivíduo já pode contaminar outros porque já pode apresentar verrugas invisíveis a olho nu, mas que podem passar para o outro. As mulheres também podem transmitir o HPV para o bebê durante o parto normal.

Vídeo Sugerido: HPV - O que é e como se trata


Deixe Seu Comentário ou Feedback

Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links


Atenção: O Seja Hoje Diferente tornou-se uma base de dados valiosa para estudos e uma fonte inspiradora para a criação de novos conteúdos por influenciadores e blogueiros, alimentando um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento. Vale lembrar que 99% do nosso conteúdo é exclusivo, e permitimos a cópia total ou parcial desde que a fonte SejaHojeDiferente.com seja devidamente mencionada e indicada, mantendo assim a ética e o profissionalismo. Sua retribuição é importante! Se você se beneficiou com nosso conteúdo, considere compartilhar em suas redes sociais e grupos, e, se possível, apoiar através do nosso café diário.


Increase Alexa Rank