A calopsita é uma ave que pode ser encontrada em todos os cantos do mundo – não à toa, também é adorada em todo ele. Integrantes do gênero dos psitacídeos, mesmo dos papagaios , araras, cacatuas, ela é uma das principais escolhas de quem deseja ter uma ave de estimação em casa.
Bastante independentes, a calopsita não gosta de viver em gaiola e prefere ser criada solta. Ela estará constantemente perto do dono, seguindo os passos dele pela casa, por ser um animal muito companheiro. Além disso, é conhecida pela grande capacidade de aprender truques caso seja bem treinada.
Como criar uma calopsita?
A criação das calopsitas pode ser feita em gaiolas, mas não é o ideal, por isso ela é mais indicada para quem mora em apartamento (por ser um local mais fechado e como menores riscos de fuga). Se a intenção for criá-la solta, é importante consultar um veterinário para efetuar o corte das asas. Essa é a melhor opção, já que a ave é barulhenta e precisa de espaço para que possa cantar, gritar ou assobiar sem muitos problemas.
As calopsitas vivem principalmente de sementes e rações específicas – que podem ser encontradas em pet shops ou lojas especializadas. As sementes não podem ser de apenas um tipo, geralmente são um mix de painço (em torno de 50%) e alpiste, aveia, arroz e girassol (que podem ser divididos nos outros 50%). Verduras, legumes e frutas podem complementar o cardápio.
Caso você deseje alimentar a ave com legumes ou folhas, é preciso ficar atento. Opções como almeirão, cenoura (ralada), rúcula, couve flor, jiló, couve e abobrinha devem ser dados crus, enquanto batata doce, milho verde e sementinhas de abóbora podem ser dados cozidos, sem nenhum tipo de tempero.
Frutas como mamão, maçã e melancia também são boas pedidas para as calopsitas, assim como os ovos – desde que sejam sempre bem cozidos e amassados antes. Já os alimentos que não podem nem se quer serem considerados na alimentação das aves são: alface, alimentos fermentados (como bolos ou pães), agrião, leite e seus derivados.
A ave extremamente ativa, além de superinteligente. Não à toa, exige interação e atenção do dono. Caso ela não receba a atenção que deseja, pode ter algumas atitudes estranhamente agressivas, como é o caso de arrancar suas próprias penas.
Entre as principais características sobre essa ave podemos destacar:
- Algumas calopsitas podem depender excessivamente de seus donos. Por isso, o mais indicado é que você tenha uma companhia (da mesma espécie) para ela.
- Calopsitas macho, quando sentem necessidade de se relacionarem sexualmente, podem se masturbar. O comportamento é normal e um indicativo que está na hora de cruzá-lo.
As calopsitas estão, a cada dia que passa, conquistando o seu espaço na vida dos tutores. Uma das curiosidades sobre calopsitas é que elas estão entre as principais escolhas de quem deseja ter uma ave de estimação. São fofas, adoráveis e uma ótima opção para quem gosta de intereação, uma vez que elas, muitas vezes, amam brincar com os humanos.
Curiosidades:
A verdade é que a estimativa de vida das calopsitas chega aos 30 anos - e as de cativeiro aos 20 anos. Se você cuidar dela certinho e atender suas necessidades, poderá ter uma companhia amigável e carinhosa por muito tempo, já que o tempo médio de vida das calopsitas variam entre 12 e 15 anos.
Sua crista pode ser um termômetro de humor:
É possível saber qual o estado de humor da sua calopsita apenas observando os movimentos de sua crista. Quando está bem tranquila, ela costuma deixar as penas para baixo, já quando está assustada, eufórica ou animada, fica com as penas para cima.
Ela mostra que está com preguiça bocejando:
Assim como os humanos, as calopsitas demonstram sua preguiça, sono ou cansaço, com um movimento bem característico: bocejando. A verdade é que esse momento - que acontece repetidas vezes - está entre uma das coisas mais fofas que esse pássaro faz.
Fidelidade é seu codinome
Elas são consideradas aves monogâmicas, ou seja, quando escolhem um companheiro é para a vida toda. Quem geralmente opta por um parceiro é a fêmea e não é um processo nada fácil, já que elas são rigorosas e podem demorar anos até encontrar o par ideal.
Como saber se é macho ou fêmea?
Identificar se a sua calopsita é macho ou fêmea pode ser bem difícil e, nesses casos, o mais indicado é fazer um exame de sexagem. Também é possível perceber as diferenças de comportamento. De qualquer forma, muito cuidado ao escolher o nome do seu pet sem saber qual o sexo exato!
Na Fonte de Canal do Pet
Eu tenho 4 e para quem esta pensando em ter calopsita vale cada centavo de investimento.
ResponderExcluirObrigado Raquel por sua visita e participação, volte sempre e concordo com você.
ExcluirPostar um comentário
Convido você a compartilhar suas impressões e ideias! Sua opinião é extremamente importante para mim e para a comunidade do Seja Hoje Diferente. Deixe seu comentário, feedback ou sugestões logo abaixo no campo de comentários. É através dessa troca que crescemos juntos e transformamos o SHD em um espaço cada vez mais rico e inspirador para todos. Vamos continuar essa conversa? Escreva suas experiências e pensamentos — estarei ansioso para ler e responder!